Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/02/21 | Pierre Cruz – Corevali

CQVidass da Corevali divulga vídeo informativo sobre saúde mental

Atendimento psicológico online é oferecido aos servidores da Coordenadoria desde o início da pandemia

A pandemia do Coronavírus teve reflexos na saúde mental de toda a população. Para amenizar os efeitos dessa situação, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) produziu um vídeo informativo sobre cuidados emocionais. A ação faz parte da campanha Janeiro Branco, tradicionalmente presente na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O objetivo foi chamar a atenção para questões relevantes relacionadas ao bem-estar emocional para os funcionários dos presídios. O material foi produzido pelo psicólogo Luis Xenofonte Faria, que atua na sede da Coordenadoria e realiza atendimentos online aos servidores do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Alto Tietê e da Baixada Santista.

“O assunto sobre a saúde mental tomou proporções maiores por conta do isolamento social”, comenta Xenofontes. “Cada indivíduo tem a sua forma particular e peculiar de pensar e agir no mundo e viver é interagir com as nossas emoções. Precisamos olhar com mais atenção para o que ocorre dentro de nós”, explica o profissional.

A iniciativa segue os mesmos moldes da ação realizada em 2020, durante a campanha Setembro Amarelo. Um vídeo de quatro minutos foi enviado por e-mail para aos presídios vinculados à Corevali e compartilhado nas redes sociais do CQVidass. De acordo com a diretora do Centro, Patricia Juliana de Santana Damaceno, o material teve boa repercussão entre os funcionários. “Recebeu muitas curtidas”, afirma.

A diretora destaca que o início do ano é o período ideal para a campanha de conscientização sobre a saúde mental. “Janeiro é o mês em que as pessoas estão mais propensas a mudanças e recomeços, é como se fosse uma página em branco”, explica Patricia. “O bem-estar emocional é fundamental para qualquer ser humano. Não é possível obter qualidade de vida, harmonia no convívio social, familiar e do trabalho quando a mente está mal organizada”, completa.

ATENDIMENTO ONLINE

Desde o início da pandemia da Covid-19, o CQVidass da Corevali oferece atendimento psicológico online, por meio de videochamadas pelo WhatsApp. A ação contempla servidores dos 19 presídios vinculados à Coordenadoria.

Para a consulta, o servidor recebe uma ligação feita pelo psicólogo da Coordenadoria, entre 8h e 11h, com 45 minutos de duração. O ideal é que o paciente esteja em um ambiente com privacidade, bom sinal de internet e com a bateria do celular carregada. Os interessados devem agendar a consulta pelo telefone (12) 3624 6796, no ramal 247.

aasassa
Topo