Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/01/21 | Caio Daniel – Coremetro

"Sipat Solidária" arrecada mantimentos para instituição social

Ação tradicional do CDP Pinheiros II ganhou apoio de outros presídios a fim de levar mais alegria a pacientes com câncer

Já dizia o velho ditado: “A união faz a força”. Foi com esse pensamento que funcionários e presos do complexo prisional de Pinheiros, na zona oeste da capital, se mobilizaram para uma campanha solidária. Os presídios fazem parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A ação conjunta, que ocorreu no final de 2020 entre os Centros de Detenção Provisória (CDPs) II, III e IV de Pinheiros, é resultado da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), evento anual que propõe iniciativas de atenção à saúde do servidor e boas práticas. Desta vez, a Sipat Solidária reuniu os servidores com o objetivo de arrecadar produtos de limpeza, higiene e alimentos destinados à Casa Maria Helena Paulina - instituição que dá apoio aos pacientes com câncer e seus familiares.

Além disso, ocorreu a tradicional doação de tapetes de tricô e bichinhos de pelúcia confeccionados pelos presos do CDP “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros II. Ao todo, 200 brinquedos foram entregues à Organização Não Governamental (ONG) e servirão tanto para os momentos de recreação das crianças assistidas pela entidade como para levantar recursos no bazar beneficente.

“A doação dos brinquedos é sempre feita na época de Natal para alegrar as crianças nesse período do ano. Além disso, o corpo funcional dos presídios se mobilizou para conseguir uma grande quantidade de mantimentos a fim de ajudar à Casa Maria Helena Paulina”, explica a servidora do CDP Pinheiros II, Adriana Godinho de Souza.

Satisfação

Um reeducando que participou da confecção dos brinquedos comentou a satisfação em poder fazer parte do projeto e explicou que o artesanato funciona como uma terapia dentro da unidade prisional. “Essa ação é muito importante para nós, pois além de ocupar o tempo ocioso, ela nos une em prol de um único objetivo: o bem-estar das crianças com câncer”.

Outro detento artesão revelou que quando está montando os bichinhos de pelúcia pensa no sorriso de cada criança que receberá o presente. “Sei que meu trabalho pode ser uma gota no oceano, mas acredito que, neste momento, estou fazendo o melhor com o que tenho hoje”, finaliza.

Acesse o link para conferir a entrega dos itens arrecadados à instituição: https://www.youtube.com/watch?v=cOTfOePLbwU&t=27s

aasassa
Topo