Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/01/21 | Pierre Cruz – Corevali

Presídios da Corevali debatem saúde masculina com funcionários

Servidores participaram de atividades e passaram por exames para detectar sinais de doenças que atingem os homens

A saúde masculina recebeu atenção extra nos presídios vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) em nome da campanha Novembro Azul. A ação teve o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem especificamente os homens, com ênfase no debate sobre o câncer de próstata.

Cartazes sobre o tema foram espalhados pelos estabelecimentos penais e os servidores participaram de palestras e passaram por exames de PSA – que detecta a presença de câncer na próstata a partir de amostra sanguínea, além de identificar sinais de outras doenças na glândula, como a prostatite e lesões em geral. As atividades foram organizadas pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), com apoio de profissionais dos Centros de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS).

Na Penitenciária II de São Vicente, por exemplo, o corpo funcional foi convidado a assistir vídeos sobre hábitos saudáveis e enfermidades que atingem o público masculino. A equipe técnica da unidade prisional promoveu uma dinâmica sobre autocuidados. “Trabalhamos com atividades lúdicas para promover a consciência de que não se deve empurrar os seus problemas para outras pessoas e que é importante ter responsabilidade com a saúde”, explica Marineusa da Silva, diretora do CRAS da unidade.

O corpo funcional de presídios femininos, como o Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos e a Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé, também foi contemplado pela campanha. Os servidores receberam orientações sobre cuidados básicos para garantir o bem-estar, além de broches com um laço azul, símbolo da ação.

PREVENÇÃO

Os homens com câncer de próstata em fase inicial não apresentam qualquer sintoma e os primeiros sinais da doença só aparecem quando os tumores estão em fase avançada. “Com o diagnóstico precoce, é possível aumentar as chances de cura”, explica Patricia Juliana de Santana Damaceno, diretora do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali.

Os fatores de risco estão associados ao histórico familiar, à obesidade e à cor da pele (homens negros têm maior incidência a esse tipo de doença). “É importante que os homens realizem acompanhamento médico para detectar qualquer sinal de tumores”, afirma a diretora.

aasassa
Topo