Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/01/21 | Andréia Aparecida Breve - Diretora de Reabilitação do HCTP de Taubaté

Projeto Arte e Vida no HCTP de Taubaté

Pacientes com limitações realizam atividades laborterápicas no Natal do HCTP

Em tempos de pandemia, o HCTP de Taubaté, organizou atividades educacionais e laborterápicas para os internos no mês de dezembro sempre respeitando as normas de distanciamento. As aulas presenciais foram suspensas, porém as atividades escolares continuaram sendo encaminhadas pelos professores da Secretaria Estadual de Educação para não interromper o processo de aprendizado.

O “6º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União” foi destaque entre as atividades desenvolvidas no HCTP com o tema “Entre o Céu e o Asfalto" que contou com a participação de alunos dos anos finais e alunos do ensino médio.

A comemoração dos aniversariantes do mês também não pôde deixar de acontecer. Bolo, salgadinho e cartões coloridos com mensagens positivas foram distribuídos, lembrando a importância de se comemorar a vida, mesmo diante das dificuldades.

A unidade também foi enfeitada com cartazes e itens de Natal, produzidos por pacientes e funcionários. Mesmo com a sociedade vivenciando um momento diferenciado, o tratamento e a reabilitação dos pacientes continua.

Em dezembro, as famílias dos pacientes foram presenteadas com enfeites de Natal e cartões produzidos pelos internos participantes do “Projeto Arte e Vida” do HCTP de Taubaté.

O “Projeto Arte e Vida” conta com pacientes que apresentam limitações diversas e precisam de supervisão. Neste sentido, destaca-se o trabalho realizado pelo agente de segurança penitenciária, Benedito Galvão, que acompanha diariamente os pacientes.

Combinações de cores, formas e brilho se destacam aos olhos de quem produz e de quem recebe os enfeites. Singelos, mas produzidos com dedicação e de forma orgulhosa pelos internos que aos poucos vão se animando quando observam que o resultado do trabalho.

Os funcionários de vários setores do HCTP de Taubaté acreditam que a reabilitação é possível. Este é um trabalho que não é simples e envolve internos, funcionários, familiares e órgãos públicos de forma geral, sendo importante acreditar e cada um contribuir com sua parcela de responsabilidade.

aasassa
Topo