Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/01/21 | Amanda de Oliveira - CRC

Cipa do sistema prisional da região central realiza ações solidárias de fim de ano

Unidades prisionais de Campinas, Capela do Alto, Hortolândia, Limeira e Mogi Guaçu doaram alimentos e brinquedos à instituições de caridade

É muito normal, no fim de ano, vermos as pessoas fazerem doações para diversas instituições de caridade, uma vez que o Natal e o Ano Novo deixam as pessoas mais sensibilizadas e solidárias. O que muitos nem imaginam é que ações assim, também podem se originar de um lugar pouco provável: uma unidade prisional.

Nos últimos dias de 2020, servidores de unidades prisionais de Campinas, Capela do Alto, Hortolândia, Limeira, Mogi Guaçu, que em sua maioria são envolvidos com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), se uniram em prol de causas humanitárias para levar paz, amor e esperança para crianças em situações menos favorecidas. As doações sempre acontecem, mas este ano houve uma motivação a mais: esquecer um pouco os impactos causados pela pandemia.

A preocupação era não deixar a data passar em branco e cumprindo todos os cuidados do Centro de Contingência do Coronavírus, os pequenos não deixaram de sorrir e serem acolhidos por servidores do sistema prisional. Na Penitenciária Feminina de Campinas, os cipeiros colocaram em prática o projeto “Troque um Brinquedo por um Sorriso”. Assim, os menores do abrigo foram presenteados com diversos brinquedos.

Já no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, a Cipa distribuiu brinquedos para as crianças da comunidade do distrito do Porto, além de, por meio do Projeto Esperançar, entregarem caixas de bombons para a Apae, fardos de garrafas de água mineral para o Hospital Regional de Itapetininga e frangos para a Associação Beneficente dos Portadores de Câncer de Itapetininga.

Em Hortolândia, na Penitenciária Odete Leite de Campos Critter – Hortolândia II, foi colocada em prática, pela segunda vez, a campanha “Doe Brinquedos e Ganhe Sorrisos”. Durante todo o mês de dezembro, os servidores arrecadaram aproximadamente 150 brinquedos novos e seminovos e os destinaram ao Programa de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes.

No Centro de Ressocialização de Limeira, os brinquedos foram doados às crianças da instituição “Nosso Lar”. Por fim, a Penitenciária de Mogi Guaçu desenvolveu o projeto Natal Solidário, que atendeu a crianças carentes com idades de zero a quatro anos. Além de brinquedos, alimentos não perecíveis também foram arrecadados para compor cestas natalinas que foram doadas a duas creches do município.

aasassa
Topo