Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/01/21 | Veruska Almeida – GQVidass

CQVidass Metropolitano realiza testagem de Covid em servidores da SAP

Parceria com o Instituto Butantan efetivou campanha de exames sorológicos em funcionários do setor administrativo da Pasta

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da região metropolitana realizou, nos dias 15 e 16 de dezembro, uma testagem de Covid-19 nos servidores das duas sedes administrativas da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). No total, foram testados mais de 400 servidores que trabalharam diariamente durante toda a pandemia e tornaram possível que as atividades da Pasta continuassem sendo realizadas.

Nos dois dias de ação foram coletadas as amostras de sangue que seriam usadas pelo Instituo Butantan na realização dos testes sorológicos para identificar anticorpos totais, por meio da técnica de imunoensaio, a partir do soro ou plasma humano.

Neste exame constatam a presença de dois anticorpos, as imunoglobulinas do tipo M (IgM) e G (IgG). Como a produção de IgM ocorre alguns dias após o aparecimento dos sintomas e a IgG um pouco depois, o teste é ideal para diagnosticar quem já foi infectado, tendo ou não apresentado.

Essa é uma das principais ferramentas para se entender o perfil epidemiológico do Coronavírus, ou seja, com está testagem o CQVidass poderá traçar um perfil de todos os funcionários que participaram da campanha e que ainda não haviam sido diagnosticados com a doença.

Deve-se ressaltar também que desde o início de 2020 a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, através do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), está acompanhando de perto as ações de combate à Covid na SAP.

O GQVidass durante todo o ano trabalhou em diversas frentes, como na elaboração de cartazes, banners e folders educativos sobre o tema, produção de relatórios dos servidores que se enquadram na Resolução 43; cadastro, assistência e orientação nos casos suspeitos de Covid-19; participação na 22ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2020, além do apoio psicológico aos servidores que precisaram cuidar da saúde mental durante a pandemia.

aasassa
Topo