30/12/20 | Marcus Liborio – CRN

Dezembro Vermelho: CPP I de Bauru testa mais de 1,3 mil reeducandos

Ação realizada em parceria com a prefeitura ofertou testes rápidos para detecção de HIV e sífilis

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru realizou, em parceria com a prefeitura municipal, a Campanha de Testagem de HIV e Sífilis “Fique Sabendo - 2020”. Ao todo, durante todo o mês de dezembro, foram ofertados 1.002 testes de HIV e 325 de sífilis aos reeducandos.

A ação, que contou com apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, faz parte do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Em 3 e 4 de dezembro, a unidade promoveu um mutirão para atender os detentos. Nos demais dias, os testes foram realizados na enfermaria, conforme demanda solicitada pelo próprio reeducando. A testagem seguirá até a segunda quinzena de janeiro.

Além de estimular a população prisional a realizar exames periódicos, a companha busca conscientizar os presos sobre as formas de prevenir as doenças, sintomas, contágio e tratamento. É o que explica a diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) do CPP I de Bauru, Tatiane Ribeiro de Moraes Soares.

“A ação também tem o objetivo de ampliar o número de reeducandos que conheçam seu status sorológico, vincular o portador de HIV ao tratamento de referência e ofertar cuidado imediato após o diagnóstico”, acrescenta Tatiane.

ROTINA

A diretora destaca que exames de rotina para detecção de HIV, sífilis, Hepatites B e C são oferecidos o ano todo aos presos, com intensificação da testagem durante a campanha Dezembro Vermelho.

Os detentos que testam positivo recebem acompanhamento no estabelecimento penal e são encaminhados para atendimento médico especializado na rede pública de saúde.