30/12/20 | Marcus Liborio – CRN

Servidor do CDP de Itatinga conquista 1º lugar na categoria em prova de ciclismo

Anderson Paniguel disputou a ‘Road Brasil Ride’, uma das mais importantes competições de estrada da América Latina

“Foi um momento único em minha vida”. A frase define o sentimento do ciclista Anderson José Paniguel, de 37 anos, ao conquistar o primeiro lugar na sua categoria (35 a 39 anos) da Road Brasil Ride, premiada prova de ciclismo de estrada e eleita uma das dez melhores do gênero na América do Sul. O servidor público estadual, que é diretor administrativo do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga, foi consagrado campeão após percorrer 70 quilômetros em 2h07min26s.

A competição, realizada no dia 8 de dezembro, em Pardinho, reuniu diferentes níveis de atletas, que pedalaram em estradas vicinais localizadas na região da cuesta paulista. “Foi uma experiência ótima, pois era um percurso com altimetria de 1.695 metros e, logo no início, tivemos de encarar uma serra duríssima, de aproximadamente seis quilômetros”, lembra Paniguel.

“Isso tudo torna a prova desafiadora, já que a maior dificuldade seria estar no grupo principal, no final da serra. Manter-se hidratado era outro desafio, pois no dia estava muito quente”, completa o ciclista, que disputou a competição sem pretensão de vitória.

‘GRATA SURPRESA’

“Me preparei para fazer uma boa prova, mas não esperava que poderia ganhar. A intenção era apenas participar, superar os meus limites e estar envolvido novamente nesse meio. Foi uma grata surpresa. Fiquei extremamente feliz com o resultado e por poder compartilhar o momento com a minha família, que estava presente”.

Diretor do CDP de Itatinga, João Carlos Pereira parabenizou Paniguel pela conquista. “Além de ser um excelente companheiro de trabalho, serve como exemplo de pessoa saudável, que se preocupa em manter a boa forma como prevenção de doenças”, frisa.

‘LIBERDADE’

Influenciado por amigos, Anderson Paniguel começou a pedalar com 15 anos de idade e não esconde a paixão pelo ciclismo. “A bike proporciona uma sensação de liberdade”, define.

Ele calcula já ter disputado cerca de 30 competições e cita dois recordes pessoais: 100 quilômetros em prova de resistência nos Jogos Regionais de 2011, e 147 quilômetros em treinos de base, realizados em janeiro deste ano.

Entretanto, por conta dos estudos, Paniguel abandonou a bicicleta por um tempo. “Ganhei peso e mentalmente me sentia doente. Resolvi, então, voltar a pedalar, não como forma de lazer, mas para cuidar da saúde, aliviando o estresse, a ansiedade e a depressão”.

Em junho de 2019, Paniguel assistiu a Road Brasil Ride e se sentiu encorajado a participar da edição deste ano. “Seria o meu desafio pessoal. Comecei a treinar de forma consistente, em torno de quatro a cinco vezes por semana. Recebi orientação de nutricionista e, neste período, eliminei 15 quilos”, destaca.

METAS

Agora, entre os objetivos do servidor no ciclismo estão manter a consistência nas pedaladas, cuidar da saúde e preservar as amizades criadas pelo esporte. “Participar de provas oficiais ficará em segundo plano, mas espero encarar novamente a Road Brasil Ride de 2021. Talvez, disputar algumas competições na região e, quem sabe, representar Itatinga nos Jogos Regionais do próximo ano”, finaliza.