18/12/20 | Eliane Borges – Croeste

Penitenciária de Assis certifica 1ª turma de Técnico em Administração

Curso teve duração de dois anos e teve a participação de nove sentenciados

No dia 17 de novembro, a Penitenciária de Assis certificou a primeira turma que concluiu o Curso Técnico em Administração, formada por nove sentenciados que cursam também o Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A habilitação técnica profissional teve duração de dois anos, ocorrendo de forma integrada ao ensino regular. No segundo semestre deste ano, a unidade já deu início a uma nova turma com 23 alunos. O curso terá duração de um ano.

Antes da pandemia, as aulas eram ministradas presencialmente na escola da unidade pelo professores da Escola Técnica (ETEC) “Pedro D’ Arcádia Neto”, em uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e o Centro Paula Souza. Porém, devido à pandemia do Coronavírus, o curso precisou ser finalizado de forma remota nas celas, com distribuição semanal de atividades.

No ato de entrega dos certificados de conclusão estiveram presentes o coordenador do curso pela ETEC, André Alonso Ribeiro, o diretor de trabalho e educação da penitenciária, Carlos Alberto de Oliveira e o responsável pelas atividades educacionais na unidade, Fernando Augusto Carmo Leme.

“Este curso favorece o processo de reinserção social do futuro egresso, uma vez que habilita o sentenciado com conhecimentos e certificação de uma instituição conceituada como a ETEC. Os alunos e todos os envolvidos estão de parabéns por esta conquista”, afirma o Diretor Técnico III da Penitenciária de Assis, Mauro Luiz Lima. Ele enfatizou ainda que, seguindo todos os protocolos de saúde, a unidade não registrou até a presente data nenhum caso de Covid-19 entre os sentenciados.

Aprendizado

Nas aulas, os alunos aprendem a adotar uma postura ética na execução da rotina administrativa, envolvendo recursos humanos, financeiros e mercadológicos, além da elaboração do planejamento de produção de materiais. Também realizam atividades de controle e auxiliam nos processos de direção, utilizando ferramentas da informática básica. O curso fomenta idéias e práticas empreendedoras, desempenhando atividades com observância às normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como às de preservação ambiental. Ao final, há a iniciação em trabalho científico, com elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).