Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/12/20 | Marcus Liborio – CRN

Unidade prisional intensifica testagem de HIV e sífilis

Ação realizada na Penitenciária I de Pirajuí faz parte do programa ‘Fique Sabendo’ , que testou mais de 600 presos

A Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, em parceria com a Vigilância Epidemiológica municipal, realizou, nos dias 1, 3 e 4 de dezembro, a Campanha Nacional de Testagem de HIV e Sífilis “Fique Sabendo - 2020”. Ao todo, foram realizados 607 testes usando técnicas por fluído oral e punção digital para HIV, além de 19 testagens rápidas para detecção de sífilis.

A ação faz parte do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha, realizada no presídio, busca, portanto, promover o acesso dos reeducandos aos exames e obter um diagnóstico prévio dessas doenças.

É o que explica a diretora do Núcleo de Atendimento à Saúde (NAS) da Penitenciária I de Pirajuí, Mariani Pires Vita Valentim. “Ao descobrir o HIV logo no início, é possível oferecer um tratamento eficaz e aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Já a sífilis tem cura”, destaca Mariani.

ACOMPANHAMENTO

Os presos que testarem positivo receberão acompanhamento da equipe multiprofissional de saúde do estabelecimento penal, bem como encaminhamento para os serviços especializados, como o Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI).

A diretora ressalta, ainda, que todo o procedimento envolvendo os exames é feito na própria unidade prisional, que conta com equipamentos e profissional para realização dos testes.

aasassa
Topo