Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/12/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Enfermaria do CDP de Sorocaba recebe novas instalações

Ala contou com um investimento de aproximadamente R$ 441 mil

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba está com uma nova ala de enfermaria em funcionamento desde o dia 28 de novembro. As novas estruturas contaram com um investimento de R$ 440.948,30 feito pela Coordenadoria de Saúde (CS), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A moderna instalação proporciona um melhor atendimento às demandas, com locais adequados para casos médicos, odontológicos, multidisciplinares, espaço para o banho de sol dos reeducandos que necessitam permanecer isolados e banheiro adaptado para portadores de deficiência física.

Para Adalberto Vieira Garcia, que recentemente assumiu a direção do CDP, o desafio é proporcionar o desenvolvimento social e humano aos presos, visando a sua adequada reinserção na sociedade. “A unidade prisional deve preocupar-se com a manutenção da assistência jurídica, social, material - alimentação, vestuário, adequadas instalações de higiene – e também com a saúde. Isso tudo é o corpo base do estabelecimento penal, sem deixar de lado o comprometimento da segurança interna do corpo funcional”, disse o gestor.

As instalações priorizam as demandas que necessitam de atenção especial, como controle de hipertensão, diabetes e a administração de medicamentos controlados, além dos atendimentos após as solicitações dos reclusos, com resolução de caso ou acompanhamentos para unidades de saúde externas especializadas. O local dispõe de médico clínico-geral, enfermeiro, dentista, psicólogo, assistente social, um técnico e quatro auxiliares de enfermagem e também uma estrutura com maior segurança para os servidores durante os atendimentos.

Para Rodrigo Aparecido Martins Aranha, diretor de Saúde do CDP, as novas instalações, neste período de pandemia, tornam-se um investimento importante, pois vieram para somar com os procedimentos já adotados pela unidade prisional.

“Desde o início foi pensado em um diagnóstico situacional de como criar uma forma de trabalho com fluxo e manejo dos detentos, incluindo os servidores que trabalham com eles, por meio de medidas de barreiras sanitárias e equipamentos de proteção ”, encerra.

Em cumprimento às normas do Centro de Contingência do Coronavírus, a unidade prisional não realizou cerimônia de inauguração da enfermaria.

aasassa
Topo