09/12/20 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária é inaugurada em Registro

Pela primeira vez, unidade prisional é entregue no Vale do Ribeira trazendo mais segurança à região

Na última quarta, 9, foi realizada a inauguração da Penitenciária de Registro, a cerca de 200 km da capital paulista. A nova unidade tem capacidade para custodiar 823 pessoas do regime fechado e é a primeira a ser instalada no Vale do Ribeira. O valor de investimento no presídio foi de cerca de R$ 46 milhões.

Presente à solenidade, o Governador João Doria destacou a inauguração da unidade em Registro como um reforço na segurança da região. “Nós teremos um efeito muito importante no âmbito da comunidade e o fortalecimento da Polícia Militar, da Polícia Civil. É um processo integrado”, salientou Doria.

O Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, destacou a excelência dos profissionais do sistema prisional paulista, nas palavras dele “o maior sistema penitenciário do país, o mais complexo, mas acima de tudo o mais seguro e o mais moderno”. Restivo salientou que a nova Penitenciária de Registro dispõe de todas as condições para cumprimento de pena, com cinco salas de aula e cinco galpões de trabalho.

A unidade foi entregue já com sistema automatizado de abertura e fechamento de porta de cela. Desenvolvido 100% por técnicos da SAP, permite que os funcionários possam movimentar os custodiados com o mínimo de contato direto com a população carcerária. Além disso, o presídio tem sistema de monitoramento por câmeras e demais equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção. O novo presídio dispõe de todas as funcionalidades para a reintegração social de custodiados, como pavilhões de trabalho, cozinha industrial e padaria – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de chuveiros quentes e banheiros acessíveis nos pavilhões habitacionais, área de saúde e sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida.

A nova unidade está localizada na Rodovia Régis Bittencourt, (BR 116), km 453 + 75 m, em Registro – São Paulo e tem 11.514,18 m² de área construída. A inauguração foi realizada obedecendo a todas as determinações dos órgãos de saúde, com acesso somente com uso de máscara, além de distanciamento social e álcool gel disponível aos participantes no local.