08/12/20 | Caio Daniel - Coremetro

CDP Chácara Belém II celebra 20 anos de atividades

Inauguração fez parte de momento de transformação do sistema prisional paulista

O Centro de Detenção Provisória (CDP) II "ASP Paulo Gilberto de Araújo" de Chácara Belém comemorou, no mês de novembro, o vigésimo aniversário de sua inauguração. O estabelecimento localizado na Zona Leste da capital é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), sob gestão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Voltados para a custódia de pessoas que aguardam julgamento, a criação de presídios provisórios ajudou a minimizar os problemas enfrentados por Distritos Policiais e Cadeias Municipais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que recebiam presos além de sua capacidade, explica Osvaldo Bueno, primeiro diretor geral do CDP Belém II e atual membro do Departamento de Inteligência e Segurança Penitenciária (Disap) da pasta.

A Ala de Progressão Penitenciária, criada no ano seguinte à inauguração da unidade penal, é dedicada aos reeducandos do regime semiaberto e conta com salas de aula para ensino formal e profissionalizante. Atualmente, o CDP passa por ampliação e modernização do seu sistema de monitoramento por câmeras – visando garantir maior segurança na inspeção do presídio.

Entre as peculiaridades do CDP está a sua localização. Em plena Marginal Tietê, local de fluxo intenso de veículos, a unidade abrange uma grande área de extensão, sendo necessária constante atenção para a vigilância e segurança do local.

O antigo e o novo

Servidor da unidade desde a sua inauguração, Jânio de Souza esteve presente em muitas mudanças ocorridas. Dentre elas, o funcionário destaca o fato de o CDP ter passado a receber novos agentes para treinamento da prática penitenciária.

Mário Matienzo é um destes servidores que iniciou o trabalho recentemente na SAP. Há pouco mais de um mês no presídio, Matienzo ressalta o comprometimento e a boa dinâmica da equipe funcional em atender às demandas diárias.