Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/12/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Câncer de Próstata: PI de Itapetininga participa de campanha e prédio fica com iluminação azul

Unidade prisional é a primeira da região central a ter cores das campanhas de saúde

A Penitenciária I Jairo de Almeida Bueno, de Itapetininga, desde setembro, passou a refletir as cores das campanhas de saúde ao anoitecer. A iniciativa é pioneira entre as unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC). Se antes o ambiente era visto com hostilidade, quem passa à noite pela PI, como é conhecida, se depara com uma iluminação de acordo com a campanha de cada mês.

A iniciativa começou no mês de setembro, quando o diretor do Centro de Trabalho e Educação, José Barreto Faria Neto, teve a ideia de iluminar o reservatório vertical da unidade prisional na cor amarela, em razão da campanha de prevenção ao suicídio. Em seguida veio o Outubro Rosa e, atualmente, o azul demonstra que o sistema prisional está engajado em motivar os servidores e sentenciados a combaterem o câncer de próstata.

Barreto aproveitou a mão de obra de sentenciados que fazem parte do regime semiaberto e trabalham no setor de manutenção e conservação da PI para preparar e instalar os refletores com recursos da própria unidade prisional. O diretor geral, Odirlei Arruda de Lima, disse que pretende levar as homenagens adiante.

“Assim seguiremos, na medida do possível, aplicando essa iluminação especial para levar aos nossos servidores e reeducandos todas as campanhas existentes e incentivadas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass)”, encerra.

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), que trabalha junto ao CQVidass, é muito atuante nas boas práticas desenvolvidas. Há alguns anos, diversas atividades são feitas para informar sobre os meios de prevenção e combate à aids, câncer, suicídio, tuberculose e muitas outras enfermidades. Diversas profissionais de saúde e parceiros se disponibilizam a palestrar sobre os temas, levando informação para o ambiente prisional.

Embora a pandemia tenha dificultado diversas ações, os gestores encontraram novas formas de levar informações para dentro do ambiente penal. Vídeos informativos passaram a ser gravados e compartilhados. Em alguns casos, acontecem as rodas de conversas. As palestras feitas por profissionais de saúde da própria unidade prisional estão sendo retomadas, respeitando todas as regras do Centro de Contingência ao Coronavírus.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, por exemplo, resolveu proporcionar aos servidores momentos de autocuidado, com cortes de cabelos, além disso, um médico que atende na unidade prisional tirou as dúvidas dos servidores sobre a doença.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a estimativa para o Brasil é que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a sua vida. O Inca ainda aponta que de 2020 até 2022, a estatística é que 65.840 novos casos de câncer de próstata aconteçam a cada ano, o que significa que há um risco de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

aasassa
Topo