02/08/12 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Doações de livros no CDP de Serra Azul

Unidade proporciona o hábito de leitura para os reeducandos

Novos livros no acervo da unidade

Há quem diga que ler faz bem para a saúde, alivia o stress, exercita o cérebro, enriquece o conhecimento, além de ajudar a demonstrar a capacidade questionadora, muitas vezes não percebida, entre outros benefícios que essa prática propõe. No Centro de Detenção Provisória de Serra Azul foi levada essa iniciativa no último mês de março. A campanha de doação de livros, existente em 50 municípios do Estado de São Paulo, tem o objetivo de incentivar a prática de leitura entre os reeducandos.

“Mesmo que estejam em uma unidade prisional eles podem ter essa opção, a de leitura, pois não é qualquer presídio que tem a honra de receber doações de livros. Quem conhece e sabe um pouco sobre o histórico dos doadores, deve entender’’, afirma o Diretor Técnico Valdemar Alves do Santos.

Há todo um processo definido pelos organizadores da campanha, de forma justa. Primeiro é feito um levantamento dos municípios com mais de 1,1 mil reeducandos, depois disso, o contato é com as secretarias de Cultura e de Educação de cada município e por fim, os materiais da campanha são repassados. Basicamente a ideia central é doar um livro para cada reeducando. Com isso, foram conseguidos quase dois mil livros, entregues à biblioteca da unidade, que podem ser retirados entre 7h e 11h ou das 13h às 16h20.

O diretor, por sua vez, se mostra satisfeito pelos livros novos no acervo da unidade. “Temos somente a finalidade de incentivá-los a ler. E não importa se os livros são novos ou não; o importante é poder trazer de volta a prática de leitura à essa unidade”, disse Santos.