27/11/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Integrante do GIR da PI de Sorocaba vence campeonato de fisiculturismo

Servidor superou bronquite e coleciona diversos títulos na modalidade

O ano de 2020 tem sido muito desafiador para a humanidade, porém, para o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Flávio Fasano, a palavra desafio faz parte do seu dia a dia. Ele trabalha na Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, Sorocaba I, e integra o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), responsável por atuar em situações de crises no sistema prisional.

Fasano é servidor público há 17 anos. Ao longo desse tempo, coleciona experiências no ambiente de trabalho, onde desenvolveu boas amizades e até ganhou um apelido: Wolverine. Com o corpo definido pela dedicação à academia e um estilo de barba peculiar, seus colegas deram-lhe o apelido do personagem dos quadrinhos e do cinema. O que poucos sabem é que, por trás do uniforme do GIR, há uma história de superação e sobrevivência.

Mantendo sempre o bom humor, Wolverine conta a sua trajetória de vida, que nem sempre foi das melhores. Na década de oitenta, quando ainda era adolescente, buscou a academia com um único objetivo: se livrar das muitas internações pelas quais passou por sofrer com a bronquite. Com o passar dos anos, a prática de atividade física tornou-se uma paixão, o que o levou à conquista do primeiro título de fisiculturismo, na categoria 75kg, em 1989.

Sua determinação abriu novos horizontes e, assim, ele se tornou pioneiro na prática do esporte. “Fui o desbravador desta modalidade na cidade de Sorocaba e região, há três décadas sendo inspiração para as novas gerações”, disse o fisiculturista, que foi obrigado a interromper as atividades por cerca de dez anos, devido a algumas adversidades.

Ainda com os contratempos impostos por circunstâncias da vida, Wolverine voltou a subir aos palcos nos anos de 2011 a 2015 – período em que conquistou diversos títulos paulistas e brasileiros. Infelizmente, Fasano se viu tendo que fazer mais uma longa pausa nas competições, retomando as disputas este ano, quando, apenas em uma noite, garantiu três troféus, nas categorias até 90kg, master 45 e master 50, tornando-se vice-campeão paulista.

Agora, o fisiculturista está focado no campeonato mundial da categoria master. Quando perguntado sobre a bronquite, Fasano disse que foi curado e que os desafios agora são outros. Aos 50 anos de idade, sua aparência bem conservada é um reflexo de autocuidado, resultado da prática de atividade física e uma alimentação saudável.

Além disso, ele ainda afirma que a atividade eleva a sua autoestima e o auxilia no cotidiano profissional, aliviando o estresse e mantendo o equilíbrio e autocontrole. Fasano também é professor de defesa pessoal, tonfa e algemas na Escola de Administração Penitenciária (EAP).