Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/11/20 | Marcus Liborio - CRN

Ações de combate ao câncer de mama são desenvolvidas em penitenciárias

Atividades realizadas em unidades da região noroeste vão de espaço dedicado à saúde da mulher até almoços e palestras

Presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) promoveram diversas ações contra o câncer de mama e de colo de útero. As atividades comtemplaram o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção da doença que afeta mulheres do mundo todo. Na Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, por exemplo, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) preparou o "Espaço Outubro Rosa".

Trata-se de uma exposição de folders sobre sinais de alerta e autoexame. “Esse material também foi distribuído com o laço rosa e um ímã de geladeira, lembrando, assim, que é preciso manter esse tipo de cuidado com a saúde o ano todo”, destaca a presidente da Cipa, Mary Aparecida Macedo Shamas.

O espaço dedicado à campanha Outubro Rosa ganhou, ainda, uma boneca de lenço na cabeça em homenagem às mulheres que passaram pelo problema. “Nos braços da boneca, há um relógio alertando para que, quanto mais rápidos a identificação e diagnóstico da doença, mais eficaz será o tratamento”, alerta Shamas.

TEMÁTICO

O Centro de Ressocialização (CR) de Marília também realizou ações para celebrar o Outubro Rosa. Entre elas, um café da tarde temático. Para tanto, a equipe da Cipa propôs para as funcionárias um desafio de usar a criatividade no preparo de alimentos na cor rosa. “A ideia, com isso, é representar a delicadeza e a saúde da mulher. Um dos destaques foi o pão rosa natural, feito de beterraba”, conta a presidente da Cipa, Samia Regina Sigolini Capeloci.

SIMULAÇÃO

No CR “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins houve a entrega de um cartão informativo. A direção da unidade também promoveu uma atividade prática, disponibilizando uma ferramenta de simulação do autoexame, para que as servidoras pudessem saber o passo a passo da avaliação que pode prevenir o câncer de mama.

ALMOÇO E PALESTRA

Outras unidades subordinadas à Coordenadoria Noroeste também promoveram ações para celebrar o Outubro Rosa, como almoço especial. Caso da Penitenciária II “Sargento PM Antonio Luiz de Souza” de Reginópolis e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva. Já as servidoras do CR “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré assistiram a uma palestra sobre saúde da mulher.

A Penitenciária “Valentim Alves de Silva” de Álvaro de Carvalho montou uma decoração temática e todos os funcionários vestiram rosa, com objetivo de chamar a atenção para a campanha. O mesmo foi realizado entre as servidoras da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí.

aasassa
Topo