01/08/12 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Futebol para o bem

Bolas produzidas pelos reeducandos da Penitenciaria “Nilton Silva” de Franco da Rocha serão utilizadas pela ONG “Spirit of Football”, numa jornada pelo mundo

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Bola personalizada produzida para a ONG ajudará a divulgar o fair play e o espírito esportivo

Com a aproximação da Copa do Mundo, o tema “futebol” é a bola da vez tanto na mídia quanto nas rodas de conversa. Focar nos aspectos positivos da prática do futebol, levando uma mensagem de união entre os povos, é um dos objetivos da ONG Spirit of Football. O projeto tem dez anos e começou na Copa do Japão, em 2002. De janeiro a julho de 2014, um grupo da ONG viajará até o Brasil, país-sede da Copa do Mundo, saindo do local onde foi disputada a primeira partida oficial de futebol, na Inglaterra. Durante a viagem, serão promovidas atividades desportivas e culturais nos lugares visitados.

Na próxima jornada do Spirit of Football, o grupo levará o produto do trabalho e dos esforços dos reeducandos da Penitenciária Nilton Silva, de Franco da Rocha. Dez bolas de futebol personalizadas produzidas dentro da unidade serão levadas pela equipe e receberão assinaturas de populares, famosos e autoridades, além de serem usadas nas atividades do projeto, como palestras, amistosos, apresentações e clínicas de futebol.

A parceria entre a ONG Spirit of Football e a Penitenciária Nilton Silva foi possível, graças ao programa Pintando a Liberdade, que em São Paulo é coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude. O projeto, realizado desde 2004 naquela unidade prisional, oferece trabalho remunerado em média a 220 presos, que fabricam bolas e redes para a prática de futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e basquete, além de agasalhos, camisetas e bermudas que são destinados a projetos sociais.

Atualmente o “Pintando a Liberdade” está suspenso pela finalização do período de vigência. Porém já está sendo analisado pelas Secretarias da Administração Penitenciária e pela Secretaria de Esporte Lazer e Juventude a assinatura de um novo contrato, devendo ser dado continuidade ao programa em breve.

Mais informações sobre o Spirit of Football 2014 em: http://www.sof2014.com.br/