Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/11/20 | Pierre Cruz – Corevali

Cipeiros da Corevali participam de capacitação sobre tabagismo

Profissionais dos presídios de Potim, São José dos Campos e Tremembé trabalham na conscientização sobre o uso do cigarro

O uso de cigarro ainda é a principal causa de morte evitável no mundo e os funcionários da área da saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) discutem essa preocupação no dia a dia dos presídios. Servidores que atuam nos estabelecimentos penais vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram da primeira edição do Curso de Capacitação Estadual para Abordagem Breve ao Tabagista.

O material foi apresentado de forma online, no dia 10 de novembro, e foi elaborado pela Coordenadoria Estadual do Programa de Tabagismo, por meio do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) na Secretaria da Saúde do Governo de São Paulo. A atividade engloba as estratégias de divulgação da Política Nacional de Controle ao Tabagismo.

O objetivo foi ampliar o leque de ações na prevenção ao uso de cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé ou outros utensílios produtores de fumaça do tabaco, além de contribuir para que informações sobre esse tema sejam compartilhadas entre o corpo funcional de unidades penais. Participaram da aula representantes de Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas) de estabelecimento penais de Potim, de São José dos Campos e de Tremembé.

A presidente da Cipa na Penitenciária II de Potim, a enfermeira Ana Carolina Magalhães Fondelli, considerou o curso proveitoso para o ambiente prisional. “A capacitação é importante para que possamos realizar o trabalho informativo junto aos servidores e discutir sobre os malefícios do tabagismo”, avalia. A profissional é diretora do Núcleo de Saúde no presídio e afirma que é possível aplicar conhecimentos do curso para diminuir o número de fumantes entre os funcionários e os reeducandos.

Para a diretora do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali, Patricia Juliana de Santana Damaceno, a discussão é indispensável, principalmente em período de pandemia. “Estudos indicam que o uso de tabaco está associado a desfechos mais graves da Covid-19, portanto, é essencial que servidores nos presídios estejam cientes dos riscos relacionados ao fumo”, explica a diretora, que destaca o trabalho ativo dos cipeiros: “As equipes capacitadas estão preparadas para abordar sobre tabagismo com seus colegas de forma responsável”, completa.

aasassa
Topo