Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/11/20 | Eliane Borges e João Hercolino – Croeste

Croeste e unidades prisionais promovem ações alusivas ao Outubro Rosa

O objetivo foi conscientizar as servidoras a realizarem exames de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero

Anualmente, a saúde da mulher é tema da Campanha Outubro Rosa, que visa incentivar a população feminina a realizar exames de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero. Mesmo com a pandemia de Coronavírus, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) e seus estabelecimentos não mediram esforços para promover ações na área da saúde.

Em 28/10, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Croeste possibilitou aos servidores a realização de Eletrocardiograma (ECG), no próprio local de trabalho, coordenado pela cardiologista Fernanda Lima F. de Almeida. A médica discursou sobre saúde enquanto enfermeiros da coordenadoria aferiam pressão arterial e realizaram testes de glicemia em jejum nos funcionários. Depois, todos saborearam um café da manhã em homenagem ao dia do Servidor Público, comemorado naquela data, e com decoração referente ao Outubro Rosa.

UNIDADES PRISIONAIS

Em alguns estabelecimentos, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) conduziram as ações; em outros, a própria diretoria buscou conscientizar os servidores.

Na Penitenciária “Maurício Henrique Pereira” de Presidente Venceslau II, nos dias 21 e 22/10, houve coleta de sangue de servidores para exames laboratoriais, além da distribuição de laços rosas, símbolo da campanha, e fixação de cartazes informativos. Já na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, além da montagem de um painel ilustrativo sobre a campanha e a colocação de folders sobre o autoexame nas mesas do refeitório dos funcionários, houve arrecadação de 59 batons e 60 desodorantes tipo roll-on que foram doados para a instituição Amigas do Peito de Presidente Prudente, que apoia mulheres em tratamento de câncer de mama.

As Penitenciárias “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau I entregou Cupcakes, máscaras rosa e informativo sobre cursos EAD referentes ao tema. A Penitenciária “Adriano Aparecido de Piere” de Dracena e o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba distribuíram panfletos a fim de conscientizar sobre a importância da realização do exame de mamografia, distribuindo bombons como lembrancinhas às funcionárias.

A CIPA do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu proporcionou um momento de oração e reflexão por todas as pessoas que se encontram lutando contra o câncer de mama. Ao final, sorteou duas máscaras faciais cor de rosa. O assunto também foi tema da palestra realizada pela psicóloga Rubia Mara Correa Basso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pacaembu I, nos dias 27 e 28/10, seguido de um café da tarde para os presentes.

Em virtude da pandemia de Covid-19, a Penitenciária de Paraguaçu Paulista criou um grupo no WhatsApp para envio de informações de saúde aos servidores, inclusive textos e vídeos sobre Outubro Rosa. Também afixou cartazes sobre o assunto e expôs uma árvore de borboletas na cor rosa, simbolizando a cura e a esperança.

Por fim, a campanha também foi lembrada nas Penitenciárias Feminina de Tupi Paulista, “Nestor Canoa” e “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis I e II, Flórida Paulista, Florínea, Lucélia, Caiuá, Junqueirópolis, Valparaíso, “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente, “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia II, além do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes, CR “Asp. Glaúcio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente e CDP de Nova Independência.

aasassa
Topo