Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/11/20 | Marcus Liborio - CRN

Com foco na pandemia, presídio promove Sipat virtual

Evento realizado pela Penitenciária I de Serra Azul aborda questões como superação e renovação em meio à crise de saúde

A Penitenciária I de Serra Azul promove, de segunda (23) a sexta-feira (27), a 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat). Pela primeira vez, o evento é realizado de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19. O tema deste ano, inclusive, tem como foco a crise mundial de saúde e busca debater questões como superação e renovação em meio à instabilidade e medo que o novo coronavírus vem causando em toda a população.

Os encontros serão online e podem ser assistidos por meio de links disponibilizados antecipadamente para os interessados em participar (veja mais abaixo). O evento traz bate-papos com profissionais que atuam tanto no sistema prisional quanto educacional, como escritores, professores e até músicos com projeção nacional, como é o caso do cantor Cézar, da dupla sertaneja Cézar e Paulinho.

Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Penitenciária I de Serra Azul, Ana Lúcia dos Santos explica que a ideia do evento é discutir a transição que a população vem experimentando com a pandemia. Ela destaca, entretanto, que a crise de saúde trouxe aprendizado. “Nos deu a oportunidade de olharmos dentro dos nossos olhos e mergulhar na nossa essência”, frisa.

“Vivenciamos um momento em que o planeta literalmente deu uma cambalhota. Tudo saiu do lugar e, então, nos perguntamos: ‘quando tudo vai voltar ao normal?’ Mas, o que era normal? O que passará a ser normal? Uma coisa é clara: os seres humanos não serão os mesmos e, em meio ao inesperado, à dor, ao medo, ao desespero e ao desconhecido, a vida nos pediu uma trégua. Nós renovamos, renascemos, ressurgimos, reinventamos, reaprendemos, ressignificamos e nos ‘reamamos’”, elenca a presidente da Cipa.

Com o tema “Pan de Vida - Não sou aquele que sabe, mas aquele que busca! Ressignifique-se!”, a Sipat da Penitenciária I de Serra Azul segue até a próxima sexta, 27. O evento busca atingir um grande número de internautas.

“A ideia é agregar essa temática da pandemia à vida dos servidores. O bacana é que, sendo online, podemos transpor nossas muralhas e chegar a outras unidades prisionais”, finaliza Ana Lúcia.

BATE-PAPOS

A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (23), às 9h, com a participação dos representantes da Cipa, do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) e Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass).

Ainda nesta segunda, às 9h, a Sipat contou com um bate-papo sobre resiliência com a diretora de Segurança e Disciplina da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí, Olga Zácari. Na terça (24), às 9h, com o tema “Autoliderança e Gestão do Stress”, a conversa ficou por conta do consultor, palestrante, coaching e escritor Marco Fabossi.

MUSICAL

Nesta terça-feira, 24, às 14h, haverá um bate-papo musical com o cantor Cézar, da dupla sertaneja Cézar e Paulinho. Ele irá falar sobre a sua trajetória de vida e desafios até se tornar músico profissional reconhecido dentro e fora do Brasil.

Na quarta-feira, 25, às 9h, a poetisa, cronista, tradutora e compositora Flora Figueiredo também aborda a temática ‘Trajetória de Vida”. Às 14h, o evento traz uma conserva sobre emoções na pandemia com a professora doutora em Ciências na área de psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP), Sueli Aparecida Masson.

Para encerrar a Sipat, na sexta-feira,27, às 10h, haverá um bate-papo sobre “Ser Inspirador de Vidas” com o coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza.

SERVIÇO

Para participar da 11ª Sipat 2020 Virtual da Penitenciária I de Serra Azul, basta acessar os seguintes links:

Autoliderança e Gestão do Stress - com Marco Fabossi (24/11, 9h)
https://meet.google.com/qnt-yjhw-hfc

A caminhada da Vida - com Cézar/Cézar e Paulinho (24/11, 14h)
https://meet.google.com/fdf-bzqj-jzk

Trajetória de Vida - com Flora Figueiredo (25/11, 9h)
https://meet.google.com/ngs-kupu-bxx

Emoções na Pandemia - com Sueli Masson (25/11, 14h)
https://meet.google.com/fah-fcif-oak

Inspirador de Vidas - com Carlos Alberto F. de Souza (27/11, 9h)
https://meet.google.com/gdi-agdw-wmr

aasassa
Topo