Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/11/20 | Pierre Cruz – Corevali

Presídios da Corevali promovem conscientização sobre a saúde feminina

Unidades prisionais se mobilizam em nome da campanha “Outubro Rosa”: ações foram voltadas para servidoras e para reeducandas

Tradição na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os presídios vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) se mobilizam pela campanha “Outubro Rosa” para promover a conscientização sobre o câncer de mama e do câncer de colo do útero. Decoração temática, palestras sobre o autoexame, rodas de conversa e homenagens foram algumas das atividades desenvolvidas no mês.

Nos estabelecimentos penais femininos, concentrados na região do Vale do Paraíba, as ações tiveram enfoque para as servidoras e para as detentas. Na Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé, as funcionárias receberam orientações de saúde e aprenderam a identificar sinais da doença em uma palestra ministrada pela enfermeira Michelle Regina da Silva, do Núcleo de Reintegração e Atendimento de Saúde do presídio.

Na Penitenciária Feminina II de Tremembé, além das ações voltadas para o bem-estar feminino, uma agente de segurança penitenciária foi homenageada pelo corpo funcional. Cristiane de Oliveira Canelas, que integra a equipe da unidade prisional desde 2011, recebeu flores de suas colegas de trabalho como forma de agradecimento pelo engajamento em campanhas passadas.

A funcionária venceu o câncer de mama em 2012 e afirma que tenta compartilhar sua força com as outras servidoras. “Eu fiquei muito emocionada com o carinho que recebi”, conta a agente. “Todos os anos, confecciono os laços cor-de-rosa que são entregues durante o mês de outubro. Faço isso por gratidão, foi difícil enfrentar a doença e eu consegui me curar”, reflete.

REEDUCANDAS

Para estimular a autoestima das presas durante a campanha “Outubro Rosa”, a Penitenciária Feminina II de Tremembé organizou um desfile de moda entre as internas e uma roda de conversa sobre cuidados com a saúde da mulher. O bate-papo contou com o depoimento de uma reeducanda que superou o câncer.

Em São José dos Campos, o Centro de Ressocialização (CR) Feminino preparou uma série de atividades voltadas à população carcerária. Os profissionais do presídio convidaram as presas para a exibição de um vídeo educacional, que trouxe orientações para a rotina de autoexames e abordou a importância do diagnóstico precoce.

As detentas também confeccionaram um laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, exposto na área externa da unidade prisional. “O objetivo foi demonstrar um emblema educativo das reeducadas para a comunidade, uma iniciativa que faz a diferença e quebra paradigmas”, explica Maria Aparecida Gobato Lopes Castro, psicóloga do CR. A ação foi adotada nos outros estabelecimentos penais.

PRESÍDIOS MASCULINOS

As servidoras de presídios com população prisional masculina também tiveram acesso à ação. A sede da Corevali, em Taubaté, foi decorada com balões rosas e cartazes sobre a campanha foram espalhados em murais. As ações voltadas para o corpo funcional são organizadas pelas Comissões Internas de Prevenção à Acidentes (Cipas) das unidades prisionais.

Na Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, as funcionárias receberam máscaras de proteção contra a covid-19 com a cor da campanha, assim como no Centro de Detenção Provisória de Suzano e no Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá.

aasassa
Topo