31/07/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducando ministra aulas de Inglês a outros presos

A Penitenciária de Andradina promove curso do idioma há seis anos

Atualmente 20 reeducandos participam do curso de Inglês na unidade

O conhecimento da língua inglesa abre portas para o mercado de trabalho. Com o intuito de capacitar os reeducandos com uma ferramenta que aumente a chance de obter um bom emprego, após reinserção à sociedade, a Penitenciária de Andradina, com o apoio da Funap, promove o projeto “Inglês ao alcance de todos”. As aulas são ministradas por um preso habilitado no idioma.

A medida é colocada em prática há seis anos na unidade e atualmente contempla duas turmas de dez reeducandos. Cada módulo do curso tem duração de seis meses e carga horária de duas horas por dia, sendo direcionado a sentenciados do Ensino Fundamental e Médio. Os detentos aprendem técnicas de leitura, conversação, compreensão e escrita de textos e são avaliados através de provas orais e escritas, trabalhos e observação de seu desempenho em sala de aula.

“Sabemos da importância dessa ferramenta no mundo globalizado, além de ser de grande utilidade nos exames de certificação, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros”, comenta o diretor da penitenciária, Jair Silva da Costa. “Assim, os egressos podem concorrer em condições de igualdade com os alunos da sociedade em geral”, completa.

Parte dos materiais escolares utilizados pelos presos são viabilizados pela unidade, enquanto outra parcela provêm da Funap, que também se responsabiliza pela contratação do monitor das aulas.