Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/11/20 | Caio Daniel – Coremetro

Reeducandas aprendem educação ambiental por meio de horta e composteira

Projeto foi criado por servidoras do Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel Paulista

Um projeto idealizado por servidoras do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista tem ajudado reeducandas a entenderem melhor sobre educação ambiental de forma prática: elas utilizan resíduos urbanos para a conservação de uma horta. A ação conta com apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O objetivo é reaproveitar restos de alimentos como cascas de frutas, de ovos e borra de café para adubação da terra por meio de uma composteira, desenvolvida na própria unidade penal. De acordo com a diretora do CPP, Nívia Seravali, a atividade surgiu como solução para os resíduos sólidos que seriam descartados. “Esses restos são transformados em fertilizantes orgânicos e diminuem a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, o custo para produção do material é zero e contribui para a preservação da natureza”, ensina.

O adubo orgânico produzido serve para alimentar hortaliças como cebolinha, chuchu, pimentas chocolate e malagueta, pimentão e tomate cereja. Os cuidados diários da horta são realizados pelas sentenciadas, que recebem remição de pena pelo trabalho – a cada 12 horas trabalhadas, um dia de pena é remido - e conhecimento no manejo com a terra e com os vegetais.

Cuidados com o meio ambiente em espaços reduzidos

A horta do CPP de São Miguel Paulista é de pequeno porte e serve para fins terapêuticos e laborterapia. Por meio do trabalho, as cuidadoras se sentem úteis, aprendem uma nova profissão, preenchem o tempo ocioso com uma atividade educacional e ajudam o ecossistema.

Já a composteira caseira, feita com baldes e torneira plástica, é um importante recurso para preservação do meio ambiente. Quando o lixo entra em decomposição, seja em lixões ou aterros sanitários, gera gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. A reciclagem desse material serve para produção natural de adubo ecológico, econômico e sustentável.

aasassa
Topo