Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/11/20 | Pierre Cruz – Corevali

Funcionários de presídio em São Vicente organizam peça em prevenção ao suicídio

Ação faz parte das atividades da campanha Setembro Amarelo

Os servidores da Penitenciária II de São Vicente promoveram a peça teatral “Uma luz no fim do túnel”, que trouxe reflexões sobre um tema delicado: a prevenção ao suicídio. A ação foi organizada como atividade alusiva à campanha Setembro Amarelo e tratou do assunto por meio da expressão artística com o corpo funcional do presídio, no dia 24 de setembro.

A produção foi encabeçada pela diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS) da unidade prisional, Marineusa da Silva, que desenvolveu a ideia de fazer um teatro com outros seis servidores. Além do número apresentado, um agente de escolta e vigilância penitenciária compartilhou sua experiência com desafios emocionais para complementar o evento.

“Pensamos no dia a dia dos funcionários e resolvemos mostrar a importância de pedir ajuda quando o indivíduo estiver passando por algum problema familiar, financeiro ou emocional, por uma depressão ou por alguma doença”, afirma Marineusa. A diretora percebeu o engajamento da equipe envolvida na peça e o interesse do corpo funcional, público do teatro. Cerca de 30 pessoas assistiram à apresentação, respeitando as medidas de proteção contra a contaminação do coronavírus.

“É importante reconhecer se o nosso amigo do trabalho está passando por algum transtorno mental ou enfrentando um alto nível de estresse por conta de uma situação que foge de seu controle”, reflete Marineusa. “Assim, é possível evitar tragédias, hospitalizações e afastamentos. Nós não conseguimos mudar o mundo, porém, podemos mudar realidades daqueles que estão ao nosso redor”, completa.

SAÚDE DO SERVIDOR

Durante o último mês, as atividades voltadas para o bem-estar dos funcionários foram intensificadas por conta da campanha Setembro Amarelo. Os presídios vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) promoveram ações para aumentar a saúde emocional dos servidores.

Nos estabelecimentos penais, houve a apresentação de uma mensagem em vídeo preparada pelo psicólogo Luis Xenofonte Faria, que atua na sede da Coordenadoria, além da confecção de cartazes que abordam a prevenção ao suicídio. “É importante tocar nesse assunto, que ainda é tratado como um tabu”, afirma Patricia Juliana de Santana Damaceno, diretora do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali.

aasassa
Topo