Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/11/20 | Marcus Liborio - CRN

Simpósio online e atividades de orientação marcam ações contra o suicídio

Eventos realizados nas unidades prisionais da Região Noroeste fazem parte da campanha Setembro Amarelo

Servidores das unidades prisionais e sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) participaram de diversas atividades de prevenção ao suicídio para contemplar o Setembro Amarelo, mês de conscientização contra doenças emocionais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico - que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida.

Entre as ações, está simpósio realizado de forma online, voltado para estabelecimentos penais de todo estado. O evento virtual buscou incentivar uma reflexão sobre saúde e prevenção do suicídio e de outras violências, propondo diálogo aos participantes.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva, por exemplo, ao final da transmissão remota, foi realizada uma roda de conversa entre os servidores para refletir o assunto abordado no evento.

MENSAGENS

Na Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, o tema foi abordado por meio de cartazes e mensagens de autoajuda escritas em pequenos bilhetes, que foram deixados em área comum da unidade prisional para acesso de todos os servidores.

Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Mary Aparecida Macedo Shamas destaca que a ação teve o objetivo de mostrar que os funcionários podem contar com uma rede de ajuda no ambiente de serviço.

“Notamos que, ano após ano, as campanhas internas, aliadas às ações externas, têm quebrado um pouco as barreiras com relação ao medo e preconceito de cada um. Isso faz com que aumente a procura por ajuda no trabalho, o que é muito positivo”, observa.

ORIENTAÇÃO

Algumas unidades da CRN criaram grupos de ajuda para orientar servidores e presos. Exemplo da Penitenciária de Bernardino de Campos, onde uma equipe composta por psicóloga e assistente social prestou atendimento a reeducandos. Ação semelhante foi realizada na Penitenciária I “Dr. Paulo Luciano de Campos”, de Avaré.

O Setembro Amarelo também foi trabalhado com a colocação de cartazes em áreas estratégicas dos estabelecimentos penais. Os materiais abordaram o tema de diversas formas, com intuito de conscientizar funcionários e presos de que o suicídio pode ser evitado.

aasassa
Topo