27/10/20 | Patrícia Lucas de Freitas - CRSC

Parceria da SAP com o Fundo Social de São Paulo beneficia mais de 1.200 pessoas

Famílias em situação de vulnerabilidade receberam cestas básicas e itens de higiene

Para minimizar os efeitos provocados pela pandemia de Coronavírus e contemplar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, o Programa de Atenção ao Egresso e Família se uniu com o Fundo Social de São Paulo para ajudar mais de 1.200 famílias.

As unidades de atendimento da Secretaria da Administração Penitenciária, durante toda a pandemia, fizeram campanha para arrecadação de alimentos e materiais de higiene para doar aos atendidos que mais necessitam de auxílio.

O Departamento de Atenção ao Egresso e Família, em contato com o Gabinete da primeira Dama do Estado, Bia Doria, solicitou auxílio com doações de cestas básicas, pautando sua justificativa na vulnerabilidade social que muitas famílias de egressos (as) e reeducando (as) estão enfrentando diante da pandemia. A proposta foi imediatamente aceita e as 1.200 cestas foram distribuídas para as 48 Centrais de Atenção ao Egresso e Família do Estado de São Paulo de forma regionalizada, tendo alguns destaques em algumas regiões:

- Região Central recebeu 240 cestas que foram distribuídas nas 12 CAEFs da região. Além da entrega das cestas básicas, foi feita uma campanha paralela e, junto com os alimentos, foram entregues aos familiares cartas dos seus entes queridos que se encontram privados de liberdade para que recebessem notícias e mensagens de afeto neste momento de isolamento social, visto que ainda não havia sido implantado o Conexão Familiar.

- Região do Vale do Paraíba/ Litoral recebeu cestas 290 cestas e diferencial da região foi o apoio dado a diversas instituições do terceiro setor que atuam nas regiões mais pobres nas cidades da Baixada Santista. O destaque foi a parceria com o Projeto Social Tia Egle do município de Santos que em um único dia entregou 80 cestas para familiares de egressos (as) e reeducandos (os).

Participaram também das ações desta região: Associação Flor do México, NACES-PROCURU – Projeto Cultura de Rua; CUFA – Central Única das Favelas, as quais integram o pré Projeto Germinar junto com as CAEFs, além do Projeto Recomeçar e Movimento Mães do Cárceres.

- Região Oeste recebeu 260 cestas básicas que foram distribuídas nas 13 CAEFs; que incluíram na doação produtos de limpeza e higiene com auxílio de demais parceiros.

- Região Noroeste, recebeu 220 cestas básicas – Distribuídas nas 11 CAEFs; e foram entregues junto com cobertores aos familiares

- Região Metropolitana/Capital recebeu 162 cestas básicas, que foram distribuídas nas 03 CAEFs da região;