27/10/20 | Pierre Cruz - Corevali

Psicólogos e assistentes sociais da Corevali participam de encontros virtuais de estudos

Profissionais discutem temas relevantes para a ressocialização de reeducandos

Em busca constante de aprofundamento nos conceitos técnicos de ressocialização, os psicólogos e assistentes sociais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participam de encontros virtuais para discutir temas relevantes para o processo de reintegração de detentos. Em encontros bimestrais, os profissionais formam um grupo de estudos por meio de chamadas em vídeo.

A atividade já acontecia de modo presencial desde 2016 e precisou ser readaptada por conta da pandemia de Covid-19. O objetivo é criar um espaço de integração entre os servidores e proporcionar um intervalo na rotina de trabalho por meio de estudos orientados. “Evitar deslocamentos, favorecer o distanciamento social e garantir espaços de participação no contexto que vivemos são fatores positivos dessa ação”, afirma Simone Lobato Alves, responsável pela Célula de Referências Técnicas do Vale e Litoral.

O modelo remoto é aplicado em toda a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Células de Referências Técnicas de cada região do Estado, vinculadas ao Centro de Referências Técnicas e ao Grupo de Ações de Reintegração Social da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.

Os assuntos abordados são escolhidos pelos próprios funcionários de cada regional – no último encontro promovido entre os profissionais do Vale do Paraíba, da Baixada Santista e do Alto Tietê, no dia 23 de setembro, foi discutida a importância de agentes de segurança penitenciária e de agentes de escolta e vigilância penitenciária na ressocialização de presos. “O trabalho de ressocialização realizado nas unidades prisionais precisa do apoio das equipes de disciplina, afinal de contas, juntos somos mais”, afirma Simone.

“Na modalidade de videoconferências, os grupos de estudo daqui estão se aprofundando nos textos do professor Alvino Augusto de Sá”, explica a responsável pela Célula. “Consideramos positiva a participação dos técnicos e o engajamento demonstrado nas discussões que emergem dos grupos, cujos posicionamentos contribuem para sua qualificação profissional”, completa.

Todos os psicólogos e assistentes sociais dos presídios vinculados à Corevali são convidados a participar dos encontros, por meio de inscrição por e-mail. Os profissionais devem preencher um formulário e encaminhar para a Célula regional – a média é de 20 servidores online por reunião do grupo de estudos.