23/10/20 | Fernanda Nagliati e Amanda de Oliveira - CRC

Setembro Amarelo: do poço ao pódio

Ex–dependente químico faz palestra de incentivo à vida no CDP de Limeira

“O esporte mudou o rumo da minha vida”, diz o agente penitenciário Paulo Henrique Vieira, de 36 anos, ao relembrar momentos complicados que já vivenciou em decorrência das dependências química e alcoólica, durante a palestra que ministrou sobre prevenção ao suicídio, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, subordinado à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC). O evento ocorreu no dia 11 de setembro, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com um histórico de superação por meio do esporte, PH, como é conhecido, decidiu incentivar as pessoas a lutarem pela vida, já que, por diversas vezes, pensou em suicídio. Por isso, ele escolheu o mês de setembro, que desde 2014 é destinado à campanha brasileira Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, para realizar as palestras no sistema prisional.

Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UREJ) realizado em 23 estados, nos meses de março e abril, mostra um aumento de 50% no número de casos de depressão durante a quarentena devido à Covid-19, já a ansiedade e o estresse, 80%. Os números são ainda mais importantes, tendo em vista que o Brasil, segundo a OMS, já era o país mais depressivo entre os latino-americanos e o mais ansioso do mundo.

PH começa a palestra contando um lado sombrio de sua vida até chegar às principais competições do país e do mundo. “Comecei a fumar, usar drogas e beber muito cedo, com 10 anos, o que se tornou um buraco do qual eu não conseguia mais sair”. E foi depois de algumas internações com o auxílio de profissionais da saúde que o funcionário público começou a praticar natação, ciclismo e corrida, esportes que vieram a se tornar suas paixões.

E não demorou muito para participar de provas de triathlon, ao juntar as três modalidades. “Fiz meu primeiro triathlon em 2015 e meu primeiro Sprint triathlon distância oficial em 2016, na Copa Interior de triathlon, fiquei em 84º lugar geral e 15º na minha categoria. Olhei aquela festa no pódio e pensei que ia conquistar aquilo ainda”, relata Vieira.

E como ele mesmo se propôs, não parou por aí. Em 2017, PH conseguiu classificação para o Paulista. “Fiquei em 3º lugar no Paulista, 5º no Brasileiro o que me deu a classificação para o Campeonato Mundial e eu fui para a Dinamarca em 2018 participar da prova de duathlon (corrida, pedalada e corrida) e eu consegui ficar em 17º lugar”, de acordo com o servidor.

O Funcionário que atua há 14 anos na SAP, competiu em 34 provas somente em 2019, entre competições municipais, regionais, estaduais e nacionais. E já que o intuito da palestra era motivar os servidores, Paulo Henrique decidiu ir de bicicleta de Itapetininga, cidade em que mora, até Limeira para o bate-papo, uma viagem de 140 km para ir e mais 140 km para voltar.

Agora, de cabeça erguida, o palestrante se orgulha do caminho que está trilhando com tanta determinação. “Tudo o que eu quero, eu posso, eu consigo, desde que seja sincero no propósito, mesmo se parecer difícil, eu escolhi pensar que tudo dará certo”, finaliza.

Em outras unidades

Além do CDP de Limeira, outras unidades também realizaram ações em prol da campanha Setembro Amarelo. No Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH), a palestra foi sobre o valor e importância da vida, ministrada pela servidora Jacqueline Paludetto Seibichler, formada em psicologia, e também docente da Escola de Administração Penitenciária (EAP).

Já no CDP de Campinas, a palestra sobre o assunto foi ministrada pela diretora técnica de saúde II do Centro de Qualificação de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da região central, Adriana Cortado Shammass de Mancilha.

As demais unidades prisionais fizeram rodas de conversas com os servidores e colocaram cartazes pelo ambiente de trabalho, como o CDP de Piracicaba, por exemplo.

Cabe ressaltar que nas reuniões, palestras e rodas de conversa, são seguidos rigorosamente todos os protocolos sanitários em vigor, de maneira a evitar a propagação da covid-19.

Fonte: https://www.uerj.br/noticia/11028/