23/10/20 | Eliane Borges e João Hercolino - Croeste

Unidades da Croeste incentivam a vida em campanha sobre Setembro Amarelo

Ações de prevenção ao suicídio visam proteger os servidores e sensibilizá-los a ajudar o próximo

Celebrado em 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi lembrado com ações práticas nos estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). A oportunidade levou formas de prevenção e conscientização aos servidores, alertando sobre os sinais da ideia suicida, locais onde buscar ajuda e maneiras de intervir em quem esteja com pensamentos de tirar a própria vida.

Uma das atividades, realizada de forma remota nos dias 29 e 30 de setembro, foi a participação no “9º Encontro por uma cultura de paz: ações de promoção da vida, prevenção do suicídio e outras violências & 4º Simpósio Regional de Prevenção e Posvenção do Suicídio”. A ação contou com a participação de diversos parceiros, entre eles o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass-Oeste). Na ocasião, houve oficinais, mesas redondas, rodas de conversas e conferências acompanhadas virtualmente por servidores das unidades prisionais.

Ações no próprio local

Decoradas em alusão ao tema e na cor da campanha, representada por um laço amarelo, as unidades prisionais da Croeste levaram palestras aos servidores e produziram cartazes e murais com frases motivacionais, por intermédio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s). Nos refeitórios da Penitenciária de Caiuá e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pacaembu II foram reproduzidos vídeos sobre o tema durante café da tarde e almoço, além da entrega de lembrancinhas. A Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis criou a “caixa do desabafo” para nela os servidores deixarem bilhetes, os quais foram lidos e serão acompanhados pela psicóloga da unidade.

A Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau I, por sua vez, desenhou uma “árvore da vida”. Nas pétalas das flores dela os servidores escreveram mensagens de otimismo, salientando as qualidades dos colegas de trabalho. Já na Penitenciaria de Tupi Paulista, o médico da unidade, Dr. Evando Borges de Moraes, realizou bate-papo de conscientização com os sentenciados nos raios.

Também participaram da campanha os Centros de Detenção Provisória de Nova Independência e de Pacaembu I; Centro de Ressocialização de Araçatuba, Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu e as Penitenciárias de Flórida Paulista, Paraguaçu Paulista, Florínea, “Nestor Canoa” de Mirandópolis I e “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu.