Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/10/20 | Assessoria de Imprensa - SAP

Centro de Detenção Provisória é inaugurado em Álvaro de Carvalho

Unidade prisional é a primeira do estado entregue já com água quente para banho e dispõe de celas automatizadas, raio-x, portal detector de metais e escâner corporal

Na última quarta, 21, foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória de Álvaro de Carvalho, a 433 km da capital paulista. A nova unidade tem capacidade para custodiar 823 pessoas e destina-se a abrigar presos provisórios, ou seja, ainda não condenados, tendo 11.514,18 m² de área construída, com investimento da ordem de R$ 49 milhões.

Presente à inauguração, o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, destacou a importância da nova unidade: “A coordenadoria carece de unidades dessa natureza, de detenção provisória. A Penitenciária de Marília e o CDP de Bauru poderão remover presos do regime provisório para cá, aliviando a capacidade dessas duas unidades, e aqui também será utilizado para as inclusões automáticas. Isso vai ajudar muito a Coordenadoria, as unidades em volta e fiz questão de vir aqui para cumprimentar todos os servidores e dos funcionários que virão trabalhar aqui, além de prestigiar o trabalho do novo diretor”, salientou restivo.

O Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza, destacou o ineditismo do novo presídio: “É uma unidade única. Única por conta da instalação do chuveiro quente em todos os pavilhões habitacionais, de um sistema moderníssimo de câmeras. Ela é única para a região, por ser uma necessidade de mais de uma década, onde abrigará presos provisórios de toda a região, Lins, Marília, Garça, Tupã e ela é única por estar atendendo os servidores que aqui se encontram na cidade, para poderem chegar mais perto de casa”, apontou.

A unidade é a primeira do estado já inaugurada com chuveiros quentes disponíveis nos pavilhões. Além disso, possui sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Trata-se de tecnologia desenvolvida 100% por técnicos da SAP. A nova unidade foi inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção nas áreas de segurança.

O novo presídio foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. Ele possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis. A nova unidade está localizada na Rodovia Mamede Barreto (SP 349), Km 36, em Álvaro de Carvalho /SP.

aasassa
Topo