15/10/20 | Amanda de Oliveira - CRC

Reunião virtual entre diretores tem como tema a ampliação o Projeto Semear

Região central foi pioneira em receber cursos visando a ressocialização dos apenados

Os gestores do Projeto Semear – Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando – realizaram, no dia 18 de setembro, uma reunião com a finalidade de discutir sobre a ampliação do projeto para a Coordenadoria Regional das Unidades Prisionais da Noroeste (CRN).

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é dividida em cinco coordenadorias responsáveis pela população carcerária do Estado de São Paulo. No caso da região central, ela foi a pioneira em receber o projeto Alimento Seguro, que começou pelos Centros de Ressocialização (CRs), em parceria com o Instituto Ação Pela Paz (IAP).

As atividades desenvolvidas colocaram em prática os cursos: Alimente-se bem e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos – com início em 2019, em trabalho conjunto com o Sesi, além de cursos profissionalizantes, como cortes de cabelos, doces finos, entre outros.

Durante a reunião virtual, o coordenador das unidades prisionais da região central (CRC), Jean Ulisses Campos Carlucci, disse que já é possível perceber os resultados positivos do Semear, que soma às ações da SAP.

“Só estamos observando avanços com o projeto, que potencializa as ações que já são desenvolvidas nos estabelecimentos penais, prosperando com melhorias no processo de ressocialização”, diz.

A diretora executiva do instituto, Solange Rosalem Senese, conduziu a reunião e parabenizou a todos pelo esforço em fazer o projeto acontecer preparando os apenados para a vida profissional, quando estiverem em liberdade. Ainda segundo Solange, em 2019, houve uma redução de 4% de reincidência, comparado aos 8% em 2018, dentre os encarcerados beneficiados pelo projeto.

A reunião foi composta pelo desembargador e coordenador do Centro de Ciências Criminais (CCRIM), Luiz Antonio Cardoso, a coordenadora técnica de apoio à CCRIM, Renata Amadio, os juízes Davi Márcio Prado Silva e Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto, os coordenadores de unidades prisionais, Jean Ulisses Campos Carlucci e Carlos Alberto Ferreira de Souza, o coordenador da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Mauro Rogério Bittencourt, a diretora do Departamento do Programa de Atenção ao Egresso e Família, Carolina Maracajá, o presidente do Instituto Ação Pela Paz (IAP), Jayme Garfinkel, a diretora executiva do IAP, Solange Rosalem Senese, a coordenadoria regional do IAP, Neuda Martins, a diretora de Comunicação Social, Rosângela Sanches, o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da CRC, Bruno Corrêa Múfalo e Raquel Pintam, diretora do programa Pró-Egresso – da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Semear – Criado em setembro de 2014 pela Presidência do TJSP e pela Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com o Governo do Estado, por meio da SAP, a iniciativa busca maior efetividade na recuperação dos presos e suas famílias. A partir da articulação com a sociedade civil, prefeituras e entidades parceiras, o Semear promove a ressocialização de sentenciados que cumprem pena de prisão no Estado de São Paulo, com atividades educacionais e laborativas, bem como um conjunto de ações articuladas para melhor aparelhar o cumprimento da pena, permitindo o funcionamento de estruturas que ofereçam opções de trabalho e ensino para o recuperando, de forma a evitar a reincidência e seu reingresso no sistema carcerário.

Parceria com o Sesi

O Curso de Segurança Alimentar, cujo objetivo foi capacitar os servidores responsáveis pela aquisição, armazenamento e produção da alimentação nas unidades prisionais aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2019, no Sesi/Amoreiras, em Campinas.

As atividades são supervisionadas pela Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Fernanda Abreu Rossi, formada em nutrição e visam contribuir com o desenvolvimento de cardápios para uma alimentação mais saudável dos reeducandos, auxiliando a evitar possíveis erros, garantindo assim que a metodologia aprendida seja colocada em prática, mantendo a qualidade alcançada após o curso.