Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/10/20 | Caio Daniel – Coremetro

Unidades prisionais na luta contra a tuberculose

Projeto do Depen em parceria com a SAP realiza ações de cuidado e prevenção da doença no sistema prisional

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária, tem realizado nos presídios diversas iniciativas de conscientização e prevenção à tuberculose, dentre eles os subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo. Ações assim também ocorrem em outras unidades espalhadas do Estado. Os eventos foram viabilizados pela Coordenadoria de Saúde da Pasta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge principalmente os pulmões e é responsável pela morte de 2 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. A contaminação pode ocorrer por meio de gotículas de saliva lançadas no ar no momento da fala, tosse ou espirro.

Pensando nisso, profissionais de saúde do sistema prisional promoveram o projeto Prisões Livres da Tuberculose, que distribuiu aos servidores e reeducandos brindes personalizados e folders explicando sobre os principais sintomas e formas de tratamento. A campanha é idealizada pelo Depen, Ministério da Justiça e Segurança e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando a difusão de informações essenciais sobre tuberculose entre os presos e funcionários.

Os participantes também receberam orientações por meio de palestras, vídeos e cartazes afixados em áreas administrativas e nos pavilhões habitacionais – ferramentas importantes para a detecção precoce da enfermidade. Além disso, os estabelecimentos prisionais realizam constantemente exames de escarro e busca ativa de reclusos sintomáticos.

“A tuberculose é uma patologia que tem alto índice de cura se realizado corretamente o tratamento, o que engloba o processo medicamentoso e supervisionado. Além da importância da busca ativa, que é feita rotineiramente na unidade penal”, explica o enfermeiro Marcos Guilherme Ferreira, da Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha.

Profissionais preparados

Mesmo durante a pandemia, as equipes de saúde estão desempenhando campanhas a fim de cumprir com o dever do Estado de garantir atendimento de saúde dos reclusos. Entre as ações mais recentes estão a vacinação contra o sarampo e a testagem de Covid-19. Os procedimentos ocorrem dentro das normas recomendadas pelos órgãos de saúde, como uso de máscaras, óculos de proteção e aventais, a assepsia de material hospitalar e o distanciamento social.

Os presídios também contam com celas especiais, nas alas de saúde, dedicadas ao isolamento de privados de liberdade que testarem positivo para tuberculose ou para o novo coronavírus.

aasassa
Topo