Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/09/20 | Mariana Amud – Coremetro

CDP Belém I realiza palestras sobre cuidados odontológicos

Detentos da unidade seguiram os protocolos contra a Covid-19 para participarem da ação

A saúde bucal dos reeducandos do Centro de Detenção Provisória “Chácara Belém” I recebeu uma atenção especial no mês de setembro. A partir de palestras, 250 custodiados da Ala de Progressão Penitenciária participaram da ação. O CDP faz parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A atividade foi desenvolvida em conjunto entre a direção geral do estabelecimento penal e os servidores da área de saúde, cirurgiões dentista, Bruna Varotto e Eduardo Nakamura, que acolheram a ideia e compilaram um material que foi apresentado aos setenciados.

Para preservar todos os envolvidos na ação, seguindo os protocolos contra Covid-19, as orientações de higiene bucal foram passadas a pequenos grupos de participantes, para não causar aglomeração no espaço.

Durante o bate-papo os dentistas informaram, a partir de vídeos educativos, e esclareceram dúvidas frequentes sobre os cuidados com a saúde bucal, como técnicas de escovação, o que é cárie e quais os tratamentos mais comuns.

Para o diretor geral substituto do CDP Belém I, Edson Favoreto, as palestras realizadas foram uma forma de aproximar servidores dos reeducandos, com segurança e saúde. “Em período de distanciamento familiar, o melhor a ser feito é efetivamente cumprir o papel do Estado quanto à assistência do preso”, ressaltou.

Para as demonstrações de escovação e enxague bucal, a unidade prisional contou com o apoio da Diretoria de Núcleo Regional de Saúde. O CDP “ASP Éderson Vieira de Jesus” de Osasco I também colaborou com a doação de protetores faciais, tipo “face shield” que foram utilizados pelos dentistas palestrantes.

aasassa
Topo