Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/09/20 | Pierre Cruz – Corevali

CQVidass da Corevali aborda prevenção ao suicídio em mensagem de vídeo

Material foi enviado por e-mail aos presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, do Alto Tietê e da Baixada Santista

Em meio à pandemia, as ações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em relação à saúde emocional de seus funcionários foram intensificadas. Em nome da campanha Setembro Amarelo, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) divulgou um vídeo sobre prevenção ao suicídio voltado ao corpo funcional do sistema prisional.

O objetivo foi garantir informação de qualidade sobre o tema sem gerar aglomeração de pessoas. O material foi enviado por e-mail para os presídios vinculados à Corevali, além de ser compartilhado nas redes sociais do CQVidass. De acordo com a diretora do Centro, Patricia Juliana de Santana Damaceno, o formato da iniciativa é inédito e foi bem recebido pelos funcionários.

“A ação é importante por tocar em um assunto que ainda é tratado como um tabu”, afirma Patricia. “Devemos reconhecer que muitas pessoas estão sofrendo por questões emocionais e precisam falar sobre isso”, pontua. “Se abordarmos o tema do suicídio da maneira certa e acolhermos esses indivíduos, a tendência é só ajudá-los”, acredita.

O material foi produzido pelo psicólogo Luis Xenofonte Faria, que atua na sede da Coordenadoria e realiza atendimentos online aos servidores do Vale do Paraíba e Litoral Norte, do Alto Tietê e da Baixada Santista. O profissional explica que a intenção era a de criar uma mensagem rápida que auxiliasse na identificação de problemas na saúde mental.

“O suicídio é o resultado do acúmulo de sofrimento que não foi dito nem nomeado”, diz o psicólogo no vídeo. “Caso sejam identificados os sinais suicidas em alguém ou em si mesmo, é necessário buscar ajuda profissional com um psiquiatra ou psicólogo e falar sobre o assunto com familiares e amigos”, completa.

ATENDIMENTOS ONLINE

Desde o início da pandemia de Coronavírus, o CQVidass da Corevali oferece atendimento psicológico de forma remota, por meio de videochamadas pelo WhatsApp, aos servidores de presídios vinculados à Coordenadoria.

Na ocasião, o psicólogo faz uma ligação ao servidor entre 8h e 11h, com 45 minutos de duração. O ideal é que o paciente esteja em um ambiente privado, com bom sinal de internet e com a bateria do celular carregada.Os interessados devem agendar a consulta pelo telefone (12) 3624 6796, no ramal 247.

aasassa
Topo