17/09/20 | Caio Daniel – Coremetro

Servidores arrecadam mais de 2 toneladas de itens para doação

Entre as beneficiadas estão instituições filantrópicas e religiosas e famílias carentes

A expressão “A união faz a força” nunca fez tanto sentido como no período da pandemia. A dedicação em ajudar o próximo se tornou rotina para os servidores dos estabelecimentos da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Desde março deste ano, os funcionários já arrecadaram mais de duas toneladas de alimentos, produtos de higiene e de limpeza para instituições filantrópicas e religiosas da capital e da Grande São Paulo. Além disso, cobertores, roupas e brinquedos foram destinados às crianças e portadores de necessidades especiais assistidos por associações como o Lar Ternura, localizado na zona oeste da capital.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco II, por exemplo, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) separou um espaço especial para mensalmente receber as doações. De acordo com o diretor geral da unidade, Fabiano Carmelo, o intuito é mostrar que, mesmo em um local cheio de grades e tensões, como no presídio, é possível fazer a diferença por meio de atitudes como essa e levar alento a quem tanto necessita.

Já na sede da Coremetro, a Cipa adquiriu 20 cestas básicas e 20 cobertores com apoio do corpo funcional. Os alimentos foram destinados a famílias carentes do município e os cobertores ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP).

Cozinheiros do Bem

Todo último domingo de cada mês o servidor do CDP de Diadema, Sérgio Dias da Silva, se reúne com um grupo de voluntários para preparar marmitas. O Cozinheiros do Bem, grupo que realiza mensalmente a entrega de 700 refeições a pessoas em situação de rua, conta com apoio de funcionários da unidade penal que, em seus momentos de folga, contribuem na oferta de itens e no preparo da alimentação.

Estabelecimentos que participaram das campanhas solidárias:

• Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I
• Centro de Detenção Provisória de Diadema
• Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra
• Centro de Detenção Provisória de Mauá
• Centro de Detenção Provisória “ASP Éderson Vieira de Jesus” de Osasco I
• Centro de Detenção Provisória “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco II
• Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso e Oliveira” de Butantan
• Sede Regional da Coremetro
• Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4) da Capital
• Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp)