Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/09/20 | Eliane Borges e João Paulo Hercolino – Croeste

Croeste vacina servidores contra o sarampo

A imunização é uma dose de reforço destinada a funcionários de 30 a 49 anos

Com objetivo de atualizar a situação vacinal dos funcionários, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste aderiu em 25/08 à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, caracterizada como o dia “D” de mobilização. Segundo a Diretora Técnica de Saúde II, Fabiana Minzone Rocha, a dose aplicada de reforço se fez necessária devido a um surto municipal da doença.

A imunização destinou-se a todos os servidores da sede, com idades entre 30 e 49 anos e que se apresentaram na enfermaria do local munidos de carteira de vacinação. Ao final do dia, foram aplicadas 94 doses da vacina tríplice viral.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até outras 18 pessoas pelas vias aéreas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto, podendo se disseminar pelo ar. A transmissão pode ocorrer 4 dias antes ou após o aparecimento das machas vermelhas pelo corpo.

Encontra-se em processo de elaboração pelo Ministério da Saúde um Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil, 2020, que tem como objetivo elencar as atividades fundamentais e necessárias aos três entes federativos, envolvendo vigilância, imunização, laboratório e assistência, para que se possa alcançar a eliminação do sarampo no país.

Vacina Tríplice Viral - SCR

Além do sarampo, a mesma vacina protege também contra caxumba e rubéola. As duas doenças são infecções virais agudas contagiosas. Ambas transmitidas pela disseminação de gotículas ou contato direto com as secreções do doente ao tossir, respirar e falar. O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Já os da rubéola são febre baixa, linfonodos aumentados e manchas na pele conhecidas como exantema maculopapular.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

aasassa
Topo