Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/09/20 | Marcus Liborio - CRN

Presídio alerta para os riscos da combinação tabagismo e Covid-19

Campanha realizada na Penitenciária I de Pirajuí enfatiza o ‘papel de destaque’ do cigarro no agravamento da doença

A Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí promoveu, de 24 a 28 de agosto, uma campanha de combate ao tabagismo. Voltada aos presos, a ação alertou sobre o ‘papel de destaque’ do cigarro no agravamento da Covid-19, uma vez que fumantes apresentam mais vulnerabilidade à doença.

Além de conscientizar, a iniciativa é mais um reforço na prevenção e diagnóstico de possíveis casos do novo coronavírus na unidade prisional. Até o momento, contudo, não há registros de Covid-19 entre os reeducandos, informou a diretora de Saúde do estabelecimento penal, Adriana Albuquerque Amaro.

“A campanha é importante para resguardar a população prisional. Além disso, a cobertura demonstra nossa preocupação em humanizar o atendimento à pessoa reclusa. A ação consistiu na entrega de folhetos informativos e orientações”, explica Adriana.

FATOR DE RISCO

Ela destaca que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para contrair a doença, uma vez que contribui na diminuição da imunidade e piora do quadro pulmonar.

“Ajuda a agravar o estado de saúde do paciente e prejudica em outras comorbidades e nas cardiopatias já existentes. Vale lembrar que o ato de fumar implica em levar as mãos ao contato com o rosto e lábios”, cita a diretora, sobre as formas de contagio da doença.

OUTRAS MEDIDAS

A diretora destaca que a Penitenciária I de Pirajuí mantém todos os cuidados de prevenção à Covid-19, como, por exemplo, o isolamento de internos por 14 dias, quando inclusos na unidade.

“Também é feita triagem de saúde na entrada e saída dos sentenciados, houve a diminuição na circulação de presos no interior do presídio, seguimos com a distribuição de EPIs, atendimentos virtuais e sanitização periódica dos ambientes”, finaliza.

aasassa
Topo