Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/09/20 | Amanda de Oliveira e Fernanda Nagliati - CRC

Servidores compram pulverizador para CDP de Americana

Equipamento contribuirá para higienização da unidade prisional

Em tempos tão incertos, com notícias boas cada vez mais raras, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), responsável por 39 unidades prisionais, tem colecionado atitudes positivas de servidores que têm se ajudado a superar a crise e as consequências da pandemia. Assim, funcionários das unidades prisionais de Mairinque, Capela do Alto e Hortolândia usaram a criatividade para contribuir com as medidas preventivas já adotadas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Desta vez, foram os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) AEVP Renato Gonçalves Rodrigues de Americana que, em um ato colaborativo, adquiriram um atomizador para a unidade prisional, mostrando que a cooperação entre os funcionários traz resultados positivos no combate ao vírus.

A ideia surgiu de dois servidores que, vítimas da Covid-19, ao se recuperarem e retomarem as suas funções, decidiram presentear o CDP no dia 28 de julho. O que Marcos Gomes e Clébio Stringasci, diretores de núcleo dos turnos II e III, respectivamente, não sabiam, é que outros colegas se prontificariam a contribuir com a compra do equipamento no valor de quase R$ 2 mil.

O atomizador, utilizado diariamente com a solução de quaternário de amônia, é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para higienizar as paredes, pisos, ferramentas de trabalho e outras superfícies, que já vinham sendo realizadas por meio de um equipamento de pulverização costal manual.

Gomes disse que o novo equipamento trouxe um pouco mais de segurança para os servidores no retorno ao trabalho. “Percebemos que após a aquisição do equipamento todos os funcionários estão comprometidos em prol do bem-estar geral”, comenta.

O diretor do CDP, Jefferson Camillo, também compartilha da mesma opinião e acrescenta que acredita ser essencial a união dos esforços por parte dos funcionários a fim de evitar novos casos. “Cada um fazendo a sua parte, utilizando devidamente os equipamentos de proteção individuais disponibilizados no ambiente de trabalho, e agora com esse aparelho que a unidade recebeu, é possível mitigar os impactos do Coronavírus”, finaliza.

Atitudes que agregam

Além do CDP de Americana, servidores dos CDPs de Capela do Alto e Hortolândia, além da Penitenciária de Mairinque também estão contribuindo com a prevenção na pandemia.

Nos CDPs, funcionários fabricaram totens de madeira, com material da própria unidade prisional. Os equipamentos foram distribuídos em lugares estratégicos dos estabelecimentos penais, possibilitando que pessoas que circulem pelos locais façam a higienização das mãos.

Já na Penitenciária de Mairinque, todos os veículos que têm acesso à unidade prisional, ao passar pela subportaria, recebem um jato de água com quaternário de amônia, acionado por registros. Assim, o transporte é higienizado evitando o aumento da proliferação do vírus.

aasassa
Topo