Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/08/20 | Caio Daniel - Coremetro

Concurso cultural apresenta trabalhos artísticos de reeducandas

Produções na PFS abordaram temas sobre a Covid-19 e homenagearam profissionais que estão na linha de frente durante a pandemia

Uma grande exposição com frases, Histórias em Quadrinhos (HQs) e pinturas feitas à mão tomou conta da galeria da Penitenciária Feminina de Sant’Ana (PFS). O espaço fica no prédio administrativo do presídio, que é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A proposta do concurso cultural “A Arte Cura”, idealizado pela equipe de saúde da unidade penal, foi utilizar as habilidades artísticas das reeducandas para informar a todos sobre os principais cuidados e formas de prevenção da Covid-19, homenagear profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia – como enfermeiros e agentes de segurança -, e estimular a criatividade das internas.

Com a participação de 71 mulheres dos pavilhões I, II e III, das celas especiais e do Regime de Observação (RO), a ação gerou bons resultados, como o bem-estar mental e emocional das reeducandas, explica a diretora técnica II de saúde, Regiane Orlando. “Muitas delas puderam se expressar mostrando a preocupação com familiares, a saudade e a esperança de que tudo ficará bem”.

De acordo com Eliete Moitinho, diretora técnica I de saúde, a ideia é que todos possam valorizar a exposição, além de tornar a galeria um espaço de convivência para os funcionários que poderão apreciar e ficar por dentro de campanhas como Setembro Amarelo e Outubro Rosa, por exemplo.

PREMIAÇÃO

Todas as participantes receberam certificados e brindes pela confecção das peças. As primeiras colocadas, escolhidas por meio de votação dos servidores, foram premiadas com produtos de beleza, máscaras personalizadas e nécessaires.

Destaque do pavilhão III, K.G.P., se sentiu prestigiada por ter seu trabalho exposto e por receber a primeira colocação entre os projetos do seu pavilhão. “[Participar dessa ação] fez com eu pudesse começar a pensar no meu sonho, que é de ter o meu próprio ateliê de artes”, declarou.

aasassa
Topo