27/08/20 | Beatriz Covello e Veruska Almeida

Saúde em ação

GQVidass e CQVidass intensificam atendimentos em período de pandemia

A batalha contra a Covid-19 ainda é o maior desafio de 2020. Contudo, os serviços não podem parar. Por isso, o Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), continuou, ininterruptamente, suas atividades em prol da saúde dos colaboradores da Pasta.

Nesta luta diária, o GQVidass tem orientado e reforçado a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) distribuídos pela SAP aos servidores, assim como tem trabalhando desde o início em diversas frentes. São elas: elaboração de cartazes, banners e folders educativos sobre o tema, acompanhamento dos relatórios dos servidores que se enquadram na Resolução SAP 43, cadastro, assistência e orientação nos casos suspeitos de Covid-19, solicitação para a realização de testes, apoio nos atendimentos de perícias médicas, notificações de acidentes de trabalhos, entre outros serviços.

Para manter os atendimentos com psicólogos, nutricionistas, médicos e psiquiatras, sempre respeitando as medidas de distanciamento social recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), os profissionais de saúde dos Centros de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) estão usando plataformas de chamadas de vídeo e até mesmo e-mail. Em alguns casos específicos, também ocorrem presencialmente. Em oito meses, os centros já realizaram mais de 32 mil atendimentos.

As atividades voltadas aos servidores também continuam. Tomando todos os cuidados necessários, o Lian Gong, prática chinesa que trata e previne dores no corpo, problemas osteomusculares e nas articulações e o Yoga, que corrige a postura e diminui o estresse e ansiedade, estão acontecendo na sede da Secretaria.

O mesmo ocorre com o programa “Quero parar de fumar”, que conta com profissionais capacitados nas cinco regionais que acompanham e encaminham os servidores que querem cessar o uso do tabaco.

Para a diretora do GQVidass, Iracema Jansson, assistir quem teve dificuldades de acesso ao serviço de saúde externo, acolher e tranquilizar quem teve pessoas próximas acometidos pela doença e o papel educativo na prevenção do Coronavírus foi primordial neste momento de pandemia mundial. “Atualmente o atendimento mais solicitado por nossos servidores está sendo o psicossocial. Estar ao lado desses servidores faz toda a diferença em função das particularidades das atividades desenvolvidas por eles”, completou Iracema.

Não se pode esquecer ainda das Comissões Internas de Acidentes (Cipas). Em 2020, mais um novo biênio teve início. Ao todo, 180 comissões foram instituídas, com aproximadamente 1052 cipeiros. As unidades que devido à pandemia não puderam realizar as eleições, não ficaram desassistidas, pois as Cipas anteriores estão dando continuidade aos trabalhos. O curso de formação dos novos membros também estará enquadrado nas normas de segurança e a maior parte do conteúdo didático será disponibilizado via Ensino a Distância (EAD).

Com acesso a todo o corpo funcional das respectivas unidades prisionais e sedes, as comissões são essenciais na informação sobre o uso de EPIs, sobre os cuidados com higiene e sobre os cuidados para se evitar o contagio da doença no ambiente de trabalho.