27/08/20 | Mariana Amud – Coremetro

Da unidade prisional para a Universidade de São Paulo

Reeducandos da Penitenciária de Parelheiros participam da Competição USP de Conhecimentos - CUCo

Recomeçar e se desafiar. Para muitos reeducandos do sistema prisional paulista, a escola é vista como uma oportunidade de mudança. Na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, os professores, acreditando no potencial de seus alunos, propuseram que alguns deles participassem da Competição USP de Conhecimentos - CUCo. O estabelecimento penal pertence à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Ao todo, seis alunos foram selecionados pelos docentes da Escola Estadual “Leda Guimarães Natal” para fazerem parte do desafio. Criado para estudantes da rede pública estadual, para incentivar e auxiliar no desempenho dos alunos nas disciplinas que compõem o conteúdo dos vestibulares, o CUCo faz parte do “Vem pra USP!”, fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria da Educação do Estado.

Pela primeira vez, os sentenciados da unidade prisional de Parelheiros tiveram a chance de participar da ação e se mostraram muito gratificados pela oportunidade. “A prova em si é tão satisfatória quanto estar na escola. O estudo foi um modo de eu dar um passo para frente na minha vida”, relata o reeducando C.S.S., de 29 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio.

Em busca de um futuro diferente

Para Diana Silveira e para Meggy Peluzzo, diretora e coordenadora da unidade escolar, respectivamente, a adesão dos internos no desafio faz parte da proposta pedagógica da E.E “Leda Guimarães Natal”, de transformação social. “A inscrição no CUCo é o primeiro passo para realização do projeto da escola que é a continuidade dos estudos dos nossos alunos: a tão sonhada vaga na universidade”, ressaltou Diana.

Os participantes com melhor desempenho recebem benefícios como certificados emitidos pela USP e visitas à universidade, além de concorrerem a bolsas de pré-iniciação científica, entre outros. Os estudantes do 3° ano do Ensino Médio com melhor classificação também ganham isenção na taxa de vestibular da USP. As instituições de ensino inscritas são incentivadas com prêmios, de acordo com as notas apresentadas por seus discentes nas provas.

A primeira fase da avaliação ocorreu entre os dias 10 e 14 de agosto, de forma totalmente online. Na unidade prisional os reeducandos tiveram acesso aos computadores utilizados para teleaudiências e visitas virtuais, além de contarem com notebooks emprestados pela escola vinculadora. Assim,, os seis alunos puderam participar do exame simultaneamente, acompanhados por agentes de segurança.

Marcos Simioni Júnior, diretor da Penitenciária de Parelheiros, destaca a importância da educação no processo de reinserção social dos reclusos. “O projeto atinge não somente os participantes. Irá criar expectativas e consequentemente valorizar as ações realizadas em sala de aula”, comentou Simioni. "O fato de o projeto estar vinculado à USP ressalta a sua importância", comenta.

Empenhados nos estudos, E.A.S e M.F.S, ambos de 25 anos, acreditam terem sido escolhidos pelos docentes por serem dedicados. Um com mais interesse em matemática e outro com mais facilidade em filosofia, ambos têm expectativa de terem passado para a segunda fase. Com o sonho de cursar Direito, M.F.S. diz que ter feito a prova “foi positivo, nunca imaginei estar fazendo. É algo que não tem como explicar, é um sentimento muito bom”.