23/07/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

PM II de Tremembé comemora Semana Nacional do Meio Ambiente

Ecoponto é destinado à coleta de materiais recicláveis

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Ecoponto é destinado à coleta de materiais recicláveis

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Este ano comemorada de três a nove de junho, aconteceu mais uma Semana Nacional do Meio Ambiente. Em comemoração a data, a Penitenciária 'Dr. José Augusto César Salgado' de Tremembé, apresentou como iniciativa inovadora a instalação do Ecoponto, destinado à coleta de resíduos sólidos selecionados e provenientes da separação coletiva domiciliar. A iniciativa é parte integrante do projeto Instituto de Reciclagem de Tremembé (IRT).

O Ecoponto é um espaço criado exclusivamente para que os servidores da penitenciária possam depositar o resíduo sólido proveniente da separação seletiva domiciliar. Foram disponibilizados recipientes destinados à coleta de material reciclado, entre eles: papel/papelão, plástico em geral, embalagem longa vida, metal em geral e óleo de cozinha. Estão fora apenas embalagens de vidro e bebida alcoólica.

O projeto não é obrigatório aos funcionários, mas tem como objetivo principal ser mecanismo facilitador e estímulo à responsabilidade ambiental do cidadão em qualquer esfera da sociedade, ou seja, colaborar com a preservação do meio ambiente, que é visto como compromisso de todos.

O convite foi entregue juntamente com uma garrafa pet e teve iniciativa da diretora administrativa, Rose Cleis. “Entendemos que foi bastante original, pois propiciou aos servidores a possibilidade de participação simbólica do lançamento do programa”, ressaltou.

A inauguração ocorreu no último dia 4/6, no pavilhão de reciclagem e ao final os servidores puderam participar de um coffee-break.