Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/08/20 | Amanda de Oliveira e Fernanda Nagliati - CRN

Penitenciárias de Piracicaba e Votorantim recebem assistência religiosa virtual

Cultos estão sendo exibidos nos pavilhões habitacionais e material para leitura está disponível para sentenciados

As instituições religiosas são parceiras do sistema prisional. Elas levam mensagens espirituais aos reeducandos, o que acaba contribuindo para o processo de ressocialização. Em tempos de pandemia, o trabalho religioso se fortaleceu nas unidades prisionais, trazendo as mensagens de forma virtual.

A Penitenciária Masculina de Piracicaba tem permitido aos sentenciados a transmissão de cultos no pavilhão. Assim, é garantido que todas as medidas de prevenção estabelecidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus sejam mantidas.

A programação é gravada na igreja e exibida no pavilhão por meio de um pendrive, das 19h às 20h, durante a semana, a fim de atingir toda a população carcerária. Segundo o diretor da unidade, Élcio José Bonságlia, essa foi uma maneira encontrada por religiosos para não perderem o contato com os reeducandos.

“A palavra de Deus torna-se um alento no coração daqueles que buscam deixar a criminalidade, ainda mais pelo momento delicado que todo o sistema penitenciário está passando, devido ao isolamento social e a suspensão temporária dos visitantes, tornando-se fundamental que os sentenciados tenham contato com esses tipos de eventos no momento”, comenta.

Além da exibição do vídeo, a unidade também recebeu doações de kits de higiene pessoal, como papel higiênico, pasta dental, escova de dentes, sabonete e barbeador. A entrega foi no dia 30 de julho por uma instituição religiosa.

Para Bonságlia, a doação distribuída aos sentenciados seguindo todas as medidas de prevenção traz melhores condições para a higienização do sentenciado somadas às ações disponibilizadas na unidade, contribuindo, assim, com a contenção do avanço da Covid-19.

Em outras unidades

Além da Penitenciária Masculina de Piracicaba, outra unidade prisional também está recebendo assistência religiosa remotamente. É o caso da Penitenciária Feminina “Oscar Garcia Machado” de Votorantim, que disponibilizou 732 materiais religiosos impressos, sendo folhetos e cartas - uma parceria entidades da região.

aasassa
Topo