Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/08/20 | Eliane Borges - Croeste

Automação de celas de SP é apresentada em reunião do sistema nacional prisional

Servidores da Penitenciária de Presidente Bernardes demonstraram a tecnologia em fotos e vídeos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) apresentou ao sistema nacional prisional o Sistema de Automação de Celas desenvolvido no Estado de São Paulo. A exposição ocorreu durante a “19ª Apresentação Online de Diretores, Gestores e demais servidores da Execução Penal do Sistema Prisional Brasileiro”, realizada virtualmente em 30 de julho.

Os participantes puderam conhecer a tecnologia por fotos e vídeos explicativos, demonstrados pelos Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) Marco Antônio de Santana, coordenador dos trabalhos e Diretor do Núcleo de Trabalho e Educação e Clayton Oliveira de Souza. Ambos trabalham na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes e integram o grupo de trabalho formado por 23 pessoas.

Na ocasião, contaram como foram convidados para participar do grupo e todo o trajeto para que o Estado de São Paulo alcançasse a marca atual de 139 unidades prisionais automatizadas, tendo mais duas para iniciar em breve. Atualmente, na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (CROESTE), onde tudo começou, 100% das unidades foram automatizadas.

DISPOSITIVOS

Eles destacaram que a automação integra três pontos cruciais para os trabalhos: segurança, eficiência e qualidade de vida para o servidor. Demonstraram como acontece a abertura automática das portas, bem como, as reformas que o grupo precisou realizar em algumas unidades para adaptá-las e outros componentes das portas como braço mecânico, motor elétrico, painel de comando e sistema antiesmagamento. Além disso, exibiram as fechaduras e ferrolhos rápidos produzidos para outras portas não automatizadas, como também, o carro maca para transporte de presos, o robô tático para varreduras nas celas e o dilacerador de pneus utilizados na entrada de unidades para impedir a invasão de veículos.

REUNIÃO

O encontro virtual contou com a presença do Diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Sandro Abel Souza Barradas, que abordou a relevância da troca de experiências e boas práticas entre os servidores da execução penal do Brasil. Em seguida, houve uma apresentação do médico infectologista Sérgio Nishioka da equipe do Projeto Prisões Livres de Tuberculose junto ao Depen em campanha da vacina contra a gripe como estratégia no combate à Covid-19. O evento terminou com a participação do Secretário Adjunto de Administração Penitenciária do Pará, Maycon Rottava.

aasassa
Topo