19/08/20 | Caio Daniel e Mariana Amud – Coremetro

Ações proporcionam bem-estar entre mulheres presas

Iniciativas de saúde e de educação garantem ambientes de esperança para presas e servidores

Nas penitenciárias e nos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) femininos da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), as reeducandas estão mantendo a mente e corpo ativos de diversas formas. Por conta da pandemia, ações rotineiras foram interrompidas e deram espaço para criatividade de servidores e custodiadas da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

As novas atividades visam estimular a consciência pessoal e também a prática de atividades físicas, quando possível. Assim, enquanto ocupam o tempo, também desenvolvem o autoconhecimento e o relacionamento interpessoal.

Arte nas janelas

Os espaços administrativos da Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), na zona norte da capital, se tornaram mais agradáveis por conta dos vitrais que enfeitam as janelas. Os adereços, produzidos pelas sentenciadas, ajudaram a criar um ambiente de esperança tanto para a população prisional quanto para os funcionários. Além disso, as reclusas produziram mandalas e participaram de Reiki a distância, a fim de obter equilíbrio energético e relaxamento.

Sessões de cinema também serviram de entretenimento. Seguindo as normas de saúde, como o distanciamento social e o uso da máscara de proteção, as internas dos CPPs “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” de Butantan e de São Miguel Paulista assistem a filmes educativos e reflexivos.

Esporte

As vantagens de manter o corpo ativo durante o período de isolamento social são não só físicas, mas também mentais. Sabendo disso, o projeto “Conectando Corpo e Alma” do CPP de São Miguel Paulista, supervisionado e orientado por um servidor graduado na área, incentiva a prática de exercícios, como alongamento. Um torneio de futsal foi realizado para as atletas do CPP do Butantan. O esporte auxilia na melhoria da saúde e da concentração, reduz o estresse e a depressão, e aumenta a autoconfiança.

Árvore dos sentimentos

O Núcleo de Reintegração e Atendimento à Saúde do CPP de São Miguel Paulista desenvolveu o projeto Árvore dos Sentimentos. A ideia foi criar um mural em formato de árvore com frases, desenhos e versos que expressam aquilo que as participantes sentiam no momento. O intuito, de acordo com o setor de psicologia da unidade penal, é estimular a criatividade e auxiliar na superação de angústias ou inseguranças desencadeadas pela pandemia.

Outra atividade desenvolvida com as sentenciadas foi o sarau, que combinou obras literárias e músicas populares, a fim de tornar o ambiente mais harmonioso. “São estratégias que pensamos para amenizar os efeitos do cenário pandêmico”, explica a diretora da unidade de São Miguel Paulista, Nívia Cláudia Firmo Pedro. “Por meio dessas intervenções, é possível influenciar positivamente a rotina e os hábitos e, consequentemente, melhorar a estabilidade emocional das reeducandas”, conclui.