Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/08/20 | Caio Daniel – Coremetro

CDP de São Bernardo do Campo promove ação de combate ao câncer ósseo

Julho Amarelo chamou a atenção dos servidores para sintomas, diagnóstico e formas de tratamento da doença

Realizada por instituições de todo o país, a campanha Julho Amarelo de combate ao câncer ósseo foi promovida no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Calixto Antonio” de São Bernardo do Campo e mostrou que os cuidados com a saúde do servidor não estão voltados apenas ao novo Coronavírus. O estabelecimento é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

À frente da ação está a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) que, ao lado da direção geral, instalou um televisor no setor de portaria a fim de conscientizar servidores sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. O local é de grande movimentação de funcionários e de fácil visualização.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a patologia, também conhecida como osteossarcoma, ocorre mais na população infantojuvenil, mas pode acometer adultos. Os principais sintomas são dor nos ossos, fraturas, inchaço local, vermelhidão e limitação de movimentos.

Quando o diagnóstico é descoberto mais cedo, maiores são as chances de recuperação. “Queremos conscientizar o servidor sobre a importância da identificação precoce do câncer ósseo, para maior êxito no tratamento e para uma melhor qualidade de vida”, ressalta o diretor da unidade penal, Cláudio Portela.

Tratamento

As principais causas de tumores ósseos são cicatrização anormal de uma lesão e doenças hereditárias. Já os tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Outros aliados para a recuperação da enfermidade são seguir uma alimentação balanceada, não fumar, não ingerir bebida alcoólica e evitar exposição ao sol.

TV informativa

Instalada para transmitir vídeos de como se prevenir, com estatísticas e informações gerais do novo Coronavírus, além de informar locais de vacinação da gripe, a TV permanece em funcionamento e está servindo como ferramenta para divulgar ações de saúde e demais atividades elaboradas pela Cipa.

aasassa
Topo