Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/08/20 | Caio Daniel – Coremetro

CDP Chácara Belém I promove ações interativas entre reeducandos

Atividades ajudam na diminuição do estresse da população prisional em tempos de pandemia

A diretoria do Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I e as equipes de segurança, disciplina e educação têm realizado diversas atividades lúdicas e interativas entre os reclusos da Ala de Progressão Penitenciária com o intuito de levar entretenimento e informação aos reeducandos. O estabelecimento faz parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Com todos os cuidados de saúde necessários para a prevenção do novo Coronavírus, como o uso da máscara e o distanciamento social, os presos participam de jogos de tabuleiro, grupos de leitura e de música, concurso de redação, torneio de futebol, estudo bíblico, artesanato, pintura em tela e cine debate. As ações educativas são uma forma de promover cultura e conhecimento aos privados de liberdade.

No jogo do percurso, por exemplo, os participantes usam um dado para avançar as casas que têm orientações sobre práticas adotadas contra a Covid-19. A ferramenta oferece um lazer saudável com reflexões sobre o tema, além de garantir ensinamentos como o respeito às regras e ao trabalho em equipe.

Já nos grupos de leitura, os reeducandos desenvolvem o senso crítico, o hábito de ler, a ampliação do vocabulário e estimulam a criatividade. Os estudos bíblicos também proporcionam espiritualidade e paz – elementos importantes no período de pandemia.

De acordo com o diretor geral substituto, Edison Favoretto, tais medidas propiciam ações positivas na manutenção da segurança e da disciplina do presídio, favorecendo o bom relacionamento entre servidores e sentenciados. “Nosso objetivo é promover o bem-estar coletivo”, comenta.

Higienização da unidade prisional

A limpeza das áreas internas e externas do CDP é ativa. Diariamente, os ambientes administrativos e carcerários são desinfetados com álcool e produtos próprios para a descontaminação.

A unidade penal também conta com o apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para higienização dos espaços com caminhão pipa.

aasassa
Topo