18/07/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP e Senai em parcerias de sucesso

Cursos do Senai em presídios impulsionam a ressocialização do preso

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos em aula prática no CPP de São José do Rio Preto

Diversas unidades prisionais da SAP mantêm parceria com o Senai, a fim de profissionalizar reeducandos em diferentes áreas de atuação. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto, por exemplo, está com cinco cursos em andamento – eletricista instalador, carpintaria de formas, pedreiro revestidor, soldador e pintor de obras –, a maioria com carga horária de 160 horas. No total, 96 presos participam das atividades, ministradas diariamente em períodos matutino e vespertino.

O CPP mantém convênio com o Senai desde 2008 e, só no ano passado, formou cerca de 200 alunos. Além de receberem certificado de conclusão do curso, os detentos são beneficiados com remição de pena – um dia é descontado a cada 12 horas de atividade escolar. “Avançamos muito na ressocialização através dos cursos profissionalizantes, que proporciona a inclusão social”, disse o diretor da unidade Ademir Panciera. “Estou muito satisfeito com o interesse despertado pela população carcerária”, completou.

Durante o desenvolvimento dos cursos, todos os reeducandos participam do projeto Germinar, que consiste na preparação do preso ao mercado de trabalho, através da conscientização do valor de um emprego e da orientação sobre como elaborar um currículo, se portar durante uma entrevista de emprego, etc.

Os detentos profissionalizados pelo Senai são ainda cadastrados no Portal Emprega São Paulo e parte deles é direcionada ao mercado de trabalho, através de empresas voltadas à construção civil que utilizam a mão de obra carcerária. Estes são remunerados com um salário mínimo.

Traçador de Caldeira no CR de Araçatuba

No CR de Araçatuba, 20 detentos realizam o curso de Traçador de Caldeira (profissional responsável por traçar o desenvolvimento de uma peça sobre o metal). As aulas tiveram início em 01/06 e estão previstas para terminar em 03/08, ao completar a carga horária de 168 horas.

O curso é realizado em duas etapas: desenho técnico mecânico - em que o aluno aprende técnicas de visualização e interpretação para desenhar peças mecânicas – e desenho traçado em caldeira – em que é ensinado como planificar peças feitas em chapas, como por exemplo, curvas, tubos e transições utilizadas nas indústrias.

“Estou aprendendo algo novo, uma tendência para o futuro, que automaticamente me abre um campo muito maior no mercado de trabalho”, comenta o aluno Weber Serasi.

A expectativa do CR é que esses sentenciados consigam uma porcentagem nas vagas de trabalho oferecidas na região. “O curso oferecido pelo Senai é extremamente importante para a reintegração social dos reeducandos, visto que a região possui uma vasta área de trabalho para mão de obra com esta qualificação profissional”, afirma a diretora da unidade, Elisa Maria Malacrida.

Auxiliar de Logística nos CRFs

Os Centros de Ressocialização Femininos (CRFs) de Rio Claro e de São José dos Campos promoveram o curso de Auxiliar de Logística, entre fevereiro e abril, com carga horária de 120 horas. As presas foram instruídas sobre o desenvolvimento de competências para auxiliar no recebimento, armazenagem e distribuição de mercadorias. As aulas contavam com a exibição de vídeos e avaliação de cada módulo, sendo entregue um certificado ao final do curso.

O CRF de São José dos Campos realizou a formatura das reeducandas em 25/04, com a presença do diretor do Senai da cidade, Carlos Ortunho Serra, que relatou a importância do convênio realizado entre a instituição de ensino e a SAP. As reeducandas se emocionaram ao receberem os diplomas. “O curso proporcionou conhecimento sobre logística, não só de empresas, como num todo, já que abrange diversas áreas”, disse a sentenciada Cibele, que agora possui um diferencial para ingressar no mercado de trabalho, assim que cumprir sua pena.