Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/08/20 | Caio Daniel - Coremetro

Mente sã, corpo são: servidores da SAP fazem atividades físicas em casa

Mesmo durante a pandemia, funcionários não deixaram de se exercitar

O isolamento social não está impedindo os atletas da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) de se exercitarem. Muito pelo contrário. Os servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) têm criado estratégias para treinar em suas próprias casas.

A atividade física é uma importante aliada contra doenças que podem ser desenvolvidas durante o período de confinamento, como estresse, ansiedade e depressão, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ajudar no tratamento da hipertensão, obesidade e diabetes, capazes de causar complicações em casos de contaminação pela Covid-19.

Das academias para a sala de estar

A servidora Fernanda Sobreiro, do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, conta como o jiu-jitsu a ajudou a superar a depressão. Ela garante que o esporte oferece maior qualidade de vida e desenvolvimento interpessoal aos praticantes.

Mesmo longe da academia, Fernanda manteve os treinos em dia dentro de casa. Faixa marrom e há dez anos adepta da arte marcial, a atleta conta que teve sorte em ter como parceiro de tatame o marido. “Tivemos que interromper as aulas na escola, mas os treinos em casa continuaram. Adaptamos exercícios de curta duração e alta intensidade, usando técnicas e movimentação do próprio jiu-jitsu e de outros esportes”, explica.

Praticante de ciclismo há quase dois anos, o agente de segurança Alessandro Marques, do CDP II “ASP Vanda Brito do Rego” de Osasco, teve que improvisar um equipamento para continuar os treinos. Habituado a pedalar com os amigos e em contato com a natureza, o servidor encontrou alternativas para manter o bom condicionamento físico, como a utilização de um rolo de treinamento para simulação. A prática ajuda a aprimorar o equilíbrio e, somada a uma boa alimentação e aos alongamentos, a fortalece o corpo e a mente.

Acostumado a jogar futebol semanalmente, Claudinê da Silva, funcionário do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista, teve que se adaptar à nova rotina com treinamentos aeróbicos e musculação em sua residência. Com 52 anos e formação em Educação Física, o esportista diz sentir falta de estar com os colegas no campo, mas diz que neste período tem sido importante manter o corpo ativo com atividades físicas.


aasassa
Topo